Desafio profissional
Por: Cleivan de Jesus • 8/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 6.550 Palavras (27 Páginas) • 466 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL – POLO DE PROMISSÃO – SP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplinas Norteadoras:
CONTABILIDADE GERENCIAL
CONTABILIDADE AVANÇADA I
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS
Acadêmicos:
DESAFIO PROFISSONAL
Professores
Prof. Wagner Luiz Villalva
Prof. Me Hugo David Santana
Prof. Luiz Gustavo Fernandes
Prof. Luiz Manoel Palmeira
Promissão, 30 de Maio de 2016.
SUMÁRIO[pic 2][pic 3]
Introdução 03
Histórico 04
Passo 1 – Demonstrações Contábeis 05
Passo 2 – Análises Verticais e Horizontais das demonstrações contábeis. 07
Passo 3 – Indicadores Econômicos – Financeiros. 08
Passo 4 – Análises Verticais e Horizontais das demonstrações contábeis. 15
Passo 5 – Aplicação e Interpretação de Indicadores 15
Passo 6 – Aplicação e Interpretação de outros Indicadores 18
Passo 7 – Equivalência Patrimonial 21
Referências Bibliográficas 27
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo avaliar as demonstrações contábeis e a saúde financeira-econômica da Companhia Paulista de Força e Luz, prestadora de serviço publico de distribuição de energia elétrica.
Será apresentado um breve histórico da empresa, analise vertical e horizontal do balanço patrimonial e DRE, analise do fluxo de caixa da empresa, conjuntura econômica, os dividendos e a alavancagem. As analises serão feitas a partir dos resultados da empresa e dos índices.
Histórico da empresa
Após 100 anos de história, a CPFL Energia se tornou uma empresa de energia completa, com negócios em distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços. Hoje, considerada uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. Leva energia a quase 20 milhões de consumidores, sendo líder no mercado nacional de distribuição com 13% de participação, atendendo 569 municípios na área de concessão, ou seja, mais de 7,4 milhões de consumidores e consegue, ao longo desses anos, liderar o segmento de energias renováveis no Brasil com uma matriz diversificada: de grandes e pequenas centrais hidrelétricas a parques eólicos, usinas de biomassa, térmicas a óleo combustível e, mais recentemente, a primeira usina solar do Estado de São Paulo, totalizando mais de 70 empreendimentos em operação.
Estrutura e Composição Societária
[pic 4]
O capital social da CPFL Energia é composto de 993.014.215 ações ordinárias. A Companhia é controlada por acionistas locais: um importante grupo de negócios brasileiro e os maiores fundos de pensão no Brasil.
A ESC Energia S.A. é uma companhia privada controlada pelo Grupo Camargo Corrêa.
A BB Carteira Livre FIA é um fundo de investimento pertencente ao maior fundo de pensão do Brasil, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - Previ.
A Energia São Paulo FIA é um fundo de investimento controlado pelos seguintes fundos de pensão brasileiros: Fundação Cesp - Funcesp, Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros, Fundação Sistel de Seguridade Social - Sistel e Fundação Sabesp de Seguridade Social - Sabesprev.
A Bonaire Participações S.A. é uma companhia privada controlada pelo fundo de investimentos Energia São Paulo FIA.
A empresa preza por suas políticas de qualidade; ambiental; de saúde, segurança e qualidade de vida e assume todos os compromissos para a obtenção desses resultados. Por isso coleciona diversas premiações e certificações concedidas por avaliação de clientes, méritos por responsabilidade social, sustentabilidade empresarial, entre outros.
Passo 1 – Demonstrações Contábeis
1.1 – Balanço Patrimonial
Como sabemos, Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o balanço patrimonial é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo patrimônio líquido, demonstrado através de contas que deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
O patrimônio líquido compreende os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do ativo e o valor do passivo. Quando o valor do passivo for maior que o valor do ativo, o resultado é denominado passivo a descoberto. Portanto, a expressão patrimônio líquido deve ser substituída por passivo a descoberto.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
1.2 – Demonstrações do Resultado
Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período. Ele foi instituído pelo artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações).
...