TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empréstimos e financiamentos, curto prazo e longo prazo e a contabilidade

Por:   •  16/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  1.247 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Gleissa Celestina de Oliveira

RGM: 1333161

POLO: FRANCA   -SP

TITULO: Empréstimos e financiamentos, curto prazo e longo prazo e a contabilidade

ANO: 2014

Nos dias de hoje obter um empréstimo e bem controla-lo se tornou algo fácil, graças a contabilidade, O registro contábil deve ser efetuado somente quando a empresa receber os recursos, o que muitas vezes coincide com a data do contrato. No caso dos contratos em que a liberação dos recursos ocorre em várias parcelas, o registro será efetuado a medida dos recebimentos das parcelas. E os financiamentos e empréstimos ainda não liberados podem ser controlados contabilmente em conta de compensações e informados em notas explicativas.

Todos os empréstimos e financiamentos contraídos pela empresa, cujo prazo de pagamento final seja inferior a um ano, contado a partir da assinatura do contrato, deverão ser registrados contabilmente no Passivo circulante. Caso o prazo final seja superior a um ano, esses contratos serão registrados no Exigível a Longo prazo, e por ocasião da data do balanço, as parcelas dos empréstimos e financiamentos a longo prazo que se tornarem exigíveis até o termino do exercício seguinte, devem ser transferidas para o Passivo Circulante.

No entanto existe, diversas fontes alternativas de financiamentos em custo prazo, isto é, financiamentos com prazo de exigibilidade de até um ano. Os mais relevantes são crédito bancário, empréstimos de curto prazo, empréstimos em conta corrente, capital de giro, crédito por assinatura, crédito documentário, factoring, sociedades financeiras para a aquisição de crédito e papel comercial.

O BNDES oferece várias oportunidades mas porém apenas lidera empréstimos de forma direta a empresas com faturamentos anual superior a R$ 10 milhões de reais. No caso dos donos de micro e pequenos negócios, a melhor solução é procurar instituições financeiras credenciadas ao banco, a exemplo da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Bradesco, autorizada a repassar recursos do BNDES.

Portanto não importa qual tipo de instituição financeira você recorre para obter financiamentos, o mais importante é elaborar um plano de negócios. Esse Documento representa muito o seu plano. Nele, você detalha seus planos para os recursos, demonstra como esse dinheiro gerará novas receitas, prova a existência de demanda no mercado para o produto e mostra que sua empresa tem condições de cumprir as metas e honrar os compromissos firmados com o banco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com