Entrevista realizada com Dionísio Kalvon – Advogado Tributarista, com escritório de Advocacia de Empresas e contabilidade rudimentar
Ensaio: Entrevista realizada com Dionísio Kalvon – Advogado Tributarista, com escritório de Advocacia de Empresas e contabilidade rudimentar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nayara555 • 27/9/2014 • Ensaio • 900 Palavras (4 Páginas) • 443 Visualizações
A contabilidade é um sistema de análise econômica que realiza demonstrações financeiras sobre a produtividade de uma organização.
Seus usuários são:
Pessoas físicas e jurídicas
Acionistas
Credores em geral
Integrantes do mercado de capitais
Informação de natureza econômica: Demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio.
Informação de natureza física: quantidade de produto e serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc.
Informação de natureza de produtividade: (Financeiros e físicos) como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
Objetivo principal da contabilidade: permitir a avaliação dos seus usuários sobre a situação financeira e econômica da organização e vislumbrar tendências futuras da mesma.
Passo 3
Entrevista realizada com Dionísio Kalvon – Advogado Tributarista, com escritório de Advocacia de Empresas e contabilidade rudimentar.
1) Qual a importância da contabilidade na gestão de sua empresa?
A principal é dar segurança ao empresário no prosseguimento dos seus negócios, e, porque reflete o estado econômico da empresa, permite tanto programar investimentos, como rever gastos.
2) Como o balanço patrimonial te ajuda a encontrar novas oportunidades para sua empresa?
As novas oportunidades dependem sempre de investimentos, ainda que pequenos. No confronto do balanço atual com os anteriores, tenho condições de estimar a evolução das disponibilidades para tais investimentos.
3) Como a integração dos departamentos ajudam no fluxo de caixa?
Um fluxo de caixa saudável depende da perfeita combinação das entradas e saídas de dinheiro. A integração das vendas com a produção viabiliza o ingresso de receitas; mas, a produção depende de compras que implicam em desembolso de dinheiro que devem ser programados de acordo com as receitas. A contratação e a dispensa de pessoal, refletem no aumento ou diminuição da produção, podem implicar no aumento ou redução de custos. Por aí se vê a necessidade de integração dos Departamentos, de Vendas com o de Produção, deste com o de Compras, de Compras com o Financeiro, de todos o de Recursos Humanos e assim por diante.
4) Quais tipos de impostos você paga mensalmente? E anualmente?
Como prestadora de serviços, nossa empresa paga:
Mensalmente: PIS e COFINS, calcula dos sobre a receita bruta.
Trimestralmente: IRPJ e Contribuição Social sobre o Lucro, calculados com base no lucro presumido. (O lucro da empresa, para fins de pagamentos desses tributos, é presumido, considerando-se, hipoteticamente, um percentual da receita bruta como lucro tributável.)
Anualmente, o Imposto sobre Serviços Qualquer Natureza (ISSQN) (pagamentos em conta única, porque calculado sobre o número de profissionais constantes do quadro societário).
5) Qual seu faturamento anual?
É muito variável, dependendo da conclusão de processos. Para 2013, não deve ser superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
6) Quais as técnicas de alavancagem que sua empresa utiliza através de consultas as demonstrações contábeis?
As demonstrações contábeis nos permitem programar investimentos em equipamentos e recursos humanos para aprimoramento dos serviços prestados.
Semelhanças entre vida financeira particular e a de uma empresa
Existem várias semelhanças entre a vida financeira pessoal e a de uma empresa, começando pelo fluxo de caixa, visto que necessitamos ter o controle entre nossos ganhos e gastos para mantermos o lucro.
Nós, enquanto pessoas físicas, temos que controlar nossa renda, ou seja, controlar nosso salário de acordo com as nossas despesas mensais. As empresas também tem que controlar o seu capital e os valores recebidos dos clientes, de acordo com as suas despesas com fornecedores e obrigações fiscais.
Em geral tanto a Pessoa Física quanto a Pessoa Jurídica tem despesas semelhantes com energia elétrica, água, internet e telefone.
Nossos gastos mais essenciais são roupas, calçados e compra de alimentos, enquanto as empresas tem como gasto essencial a compra de matéria-prima e pagamento de funcionários.
Toda empresa precisa fazer investimentos, assim como nós investimos em imóvel, aplicações financeiras, estudo acadêmico e outros investimentos que nos trará lucro no futuro.
Assim como nós, as empresas também possuem obrigações fiscais como receitas
...