Epa-evolução do Pensamento Adminstrativo
Por: Guilherme Escobar • 25/11/2016 • Trabalho acadêmico • 5.339 Palavras (22 Páginas) • 276 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - EPA
CAMPINAS
2016
DANILLO RIBEIRO CHAVES- R.A: C52514-6
FRANCISCA TAIS ALVES DA SILVA R.A: C904JG-2
GUILHERME HENRIQUE ESCOBAR FEDOCCI R.A: C9556J-5
ISABELLA HELENA GONÇALVES DA SILVA R.A: C7752A-4
IZABELA CARINA VICENTE NOGUEIRA R.A: D0662E-0
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - EPA
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA II – trabalho apresentado como exigência para avaliação do 2º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.
CAMPINAS
2016
Sumário
- Introdução.........................................................................................................2
- Revisão Conceitual...........................................................................................3
- Estudo de Caso.................................................................................................8
- Descrição e Identificação de Práticas na Empresa.........................................10
- Análise e Interpretação dos Dados..................................................................11
- Interpretação dos Dados.................................................................................12
- Considerações Finais......................................................................................15
- Conclusão........................................................................................................16
- Referências......................................................................................................17
- Anexos.............................................................................................................18
Um estudo sobre a aplicação de conceitos na escola clássica de administração na empresa Mauricio Lúcio Teixeira - ME (Microempresa)
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo, estudar a empresa Mauricio Lucio Teixeira ME, de acordo com o que foi estudado em sala de aula, onde faremos uma analise levantando pontos positivos e negativos, conforme estudamos, toda a empesa necessita de uma boa administração é necessário que todos os setores estejam sendo administrado corretamente.
Toda a organização esta em constante crescimento no mercado e muitas vezes não são administradas corretamente, hoje em dia seus administradores não estão observando os seus setores sendo assim acontece a perda de clientes em seu estabelecimentos.
E esse trabalho vem dizer que á teorias específicas para uma melhora dentro da empresa assim melhorando a eficiência na organização, conforme foi estudado em sala.
A importância de uma boa administração reflete em uma boa empresa, onde seus colaboradores estão dispostos a oferecer um excelente serviço onde a satisfação do cliente só tem a aumentar.
Revisão Conceitual
Com o desenvolvimento da Escola clássica da Administração, deu-se ênfase no desenvolvimento dos processos produtivos, buscando através de estudos e analises reduzir o desperdício nos setores da organização e burocratizar e a tornar eficiente o processo de administração.
A expansão da revolução industrial enfatizou a necessidade do desenvolvimento de novas técnicas e métodos administrativos, dentre os métodos desenvolvidos temos a Administração da eficiência do trabalho e Administração cientifica de Taylor.
A Administração Cientifica tem como base analisar o corpo das partes para o todo, buscando visualizar o homem econômico, motivado por recompensas matérias.Os estudos da administração fundados por Taylor, divide-se em três partes, sendo a primeira parte baseada no estudo do pagamento por peça, visando analisar o tempo que um homem demora para completar uma tarefa, esta primeira fase ficou conhecida como estudo sistemático e cientifico do tempo.
Já a segunda fase do estudo da Administração por Taylor, possui as analises focadas no aprimoramento dos métodos de trabalho onde Taylor faz a distinção entre o homem médio e o homem primeira classe , sendo que o homem primeira classe é motivado e realiza seu trabalho sem desperdício de tempo já o homem segunda classe é o oposto deste.
Por fim na ultima fase do estudo da administração Cientifica, Taylor faz recomendações de mudanças nas responsabilidades das empresa, sugerindo que estas desenvolvam um departamento “cerebral”, para que este passe a desenvolver a parte cerebral do processo de produção e não mais o departamento de produção fique responsável por idealizar e desenvolver os processos a serem executados.
Dentro o estudo da Administração desenvolvido por Taylor, existe também os princípios elaborados por ele, para o bom desenvolvimento e crescimento de uma organização, estes ainda são validos e utilizados nos dias atuais, sendo:
Principio do planejamento: o objetivo principal deste princípio era estudar e analisar a melhor maneira de realizar cada atividade dentro da organização, assim como determinar qual seria o melhor trabalhador para realizar uma determinada tarefa, ainda hoje esta etapa é valida e fundamental em qualquer organização, e não somente em uma linha de produção, pois analisar os meios e também as ferramentas adequadas para realização de uma tarefa, tende ser um ponto chave para determinar as perdas e ganhos no processo em um todo.
...