Explicações Importação Lay Out Sped
Artigo: Explicações Importação Lay Out Sped. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luele • 31/3/2014 • Artigo • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
Explicações Importação Lay Out SPED
Essa rotina vai permitir extrair para o nosso sistema as seguintes informações:
1- Cadastro da Empresa
2- Plano por centro de custo
3- Plano de contas contábeis com a configuração do Plano referencial.
4- Histórico padrão
5- Responsáveis pela empresa
6- Saldos iniciais
7- Lançamentos contábeis
Com essa rotina será muito mais prático incluir um novo cliente no sistema durante o exercício, trazendo lançamentos contábeis, e todos os cadastros necessários para executá-los;
É muito importante importar todos os dados de uma única vez para não correr o risco de esquecimento, e para que o sistema faça as vinculações das informações importadas à empresa.
Na tela Importação – Leiaute SPED, o usuário deverá marcar todas as opções que desejar importar, após preencher os campos necessários detalhados a seguir por rotina, clicar em importar. O sistema fará as validações e importará num primeiro momento os dados cadastrais. Quando chegar o momento da importação da movimentação da empresa, o sistema pedirá para o usuário que confirme a ativação da empresa importada, para a conclusão do recebimento dos dados.
O sistema importará o arquivo texto independente do nome do mesmo, desde que esteja no padrão do ECD – SPED Contábil.
1 - Cadastro de Empresas:
O sistema traz as principais informações cadastrais, existentes no arquivo ECD:
- Razão Social, CNPJ, código do município, Registro da empresa na Junta Comercial e data de arquivamento.
1.1 - Apelido: O campo apelido deve ser preenchido com até 8 caracteres alfanuméricos, sem caracteres especiais ou espaços. Não pode ser informado um apelido que já exista no sistema.
1.2 Tipo de Empresa (Para efeito de cálculos):
Atenção: Na tela de importação é muito importante informar corretamente o tipo de empresa para fins de cálculos dos impostos.
As empresas que recolhem seus impostos de acordo com o Simples, Lucro Presumido, devem informar o tipo 0;
As empresas que apuram o Lucro Real trimestralmente devem informar a opção 1 ou 2;
As empresas que apuram o Lucro Real anualmente, antecipando os impostos calculados por Estimativa ou baseados em Balanços de suspensão/redução devem informar 3 ou 4;
Temos ainda os Tipos 5- Para as empresas Isentas e 6 para as empresas Imunes.
2- Plano por centro de custo:
Se houver informações de registro I100 no ECD validado, o sistema irá importar essas informações para o seu plano por centro de custos. Para isso é necessário marcar essa opção, informar um número de plano de centro de custo que ainda não tenha sido cadastrado no sistema anteriormente e informar a máscara do mesmo: quantos níveis esse plano terá, e a quantidade de dígitos que terá cada nível. Isso se faz necessário, pois no ECD não é possível identificar essa informação.
Se importado de uma única vez todos os cadastros, o sistema vincula automaticamente o número do Plano por centro de custo ao Plano de contas da Empresa.
3 – Plano de Contas Contábeis:
3.1 - É necessário identificar se o Plano de contas a ser importado se trata de um Plano OPS (Plano específico para empresas operadoras de Plano de saúde) ou não.
3.2 - Informar um número de Plano de contas que ainda não tenha sido cadastrado no sistema anteriormente.
3.3 – Se for um plano OPS o campo “dígitos do ultimo grau” deve ser preenchido com quantos dígitos o usuário deseja que tenha o 13º grau do plano, ou seja, o grau analítico, que pode ser de 3 a 5 dígitos.
3.4 – Se não for um plano OPS, o usuário deverá identificar o dígito de identificação dos grupos: Exemplo: Se no Plano a ser importado o Grupo de Receitas começar com 4, informa 4 no campo Receitas, 3 em despesas, 5 Custos, 6 Resultado, sempre baseado nas informações que estão vindo no arquivo, pois não é possível identificar os grupos apenas pela descrição.
3.5 – Se no ECD importado tiver informações do Registro I051, o sistema importará essas configurações para o Plano referencial da empresa.
Se o Plano de contas for importado junto com o cadastro da empresa, o sistema já vai definir esse Plano de contas para a empresa importada para o ano do arquivo ECD,
...