FICHAMENTO CASO BLAINE
Por: Kellen Cristina Ribeiro Apolinario • 4/7/2017 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
KÉLLEN CRISTINA RIBEIRO APOLINÁRIO
Trabalho da disciplina Fundamentos de Matemática Financeira e Estatística Aplicada
Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho
Angra dos Reis / RJ
2017
Estudo de Caso :
Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital
REFERÊNCIA: LUEHRMAN, Timothy; HEILPRIN, Joel. Blaine Kitchenware Inc. Estrutura de Capital. Harvard Business School, 413 – P02, 2009.
O caso estudado nos mostra a história da Blaine Kitchenware, empresa de capital aberto, onde a maioria de suas ações pertencia a membros das famílias de fundadores da empresa. A BKI foi fundada em 1927 e era uma empresa de médio porte, no ramo de produção de pequenos eletrodomésticos de marca. A empresa produzia aparelhos modernos e sua produção era terceirizada, como a grande maioria em seu ramo.
Com condições de mercado positiva, a Blaine se expandiu para mercados externos, numa média de preço, onde a maioria de seus produtos era vendido no varejo, fazendo assim com que a marca fosse muito conhecida e bem aceita pelos consumidores.
No final de 2006, sua margem operacional diminuiu rapidamente, devido a custos de integração e baixas de estoque. O segmento de Blaine num todo, sofria pressão de produtos importados. Com isso, alguns de seus concorrentes, abaixaram seus preços para manter a venda. A BKI não seguiu esse caminho, seu crescimento era atribuído quase exclusivamente às aquisições.
Mas apesar de sua lucratividade, o retorno dos acionistas havia ficado abaixo da média, e devido à diluição nas aquisições, seu lucro por ação tinha caído significativamente.
A BKI em sua história recorreu aos recursos de empréstimos somente por duas vezes, mantendo por muito tempo uma postura financeira conservadora.
Em 2007, mesmo com a pressão dos concorrentes, a empresa planejava manter os preços e com isso esperava um crescimento de 3%, não obtendo assim nenhuma aquisição para aquele ano.
No entanto, Victor Dubinsk, bisneto de um dos fundadores, precisava reavaliar sua política financeira, e refletir na possibilidade oferecida pelo banker, da recompra de ações. Percebeu que só podia considerar essa estratégia, em conjunto de todas as políticas financeiras. O preço da ação da Blaine não estava muito fora de sua trajetória, porém seu desempenho estava claramente atrás de seus rivais.
A possibilidade de recompra de ações envolveria uma situação em que os proprietários originais da organização comprariam as ações anteriormente vendidas. Com isso aumentaria o preço da ação da empresa devido ao aumento da demanda e menor oferta, aumentando assim a propriedade da família, porém, isso reduziria o fluxo de caixa, afetando a liquidez da empresa, além de sua capacidade de realizar investimentos de capital.
Local: Biblioteca da Disciplina
...