Caso Blaine Kitchenware Inc
Por: Erikae Guido • 29/6/2015 • Resenha • 506 Palavras (3 Páginas) • 5.263 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Erika Campos A Travagini
Trabalho da disciplina Fund Matemática Financeira
e Estatística Aplicada
Tutor: Geraldo Gurgel Filho
Rio de Janeiro
2015
Estudo de Caso : Blaine Kitctchenware Inc.: estrutura de capital
Fundamentos da Matemática Financeira e Estatística Aplicada
Caso Blaine Kictchenware Inc.: estrutura de capital
REFERÊNCIA: Heilprin, Joel L.; Luehrman, Timothy A. Blaine Kitchenware, Inc.: Capital Structure. Harvard Bussiness School, 4013-P02, 8 de outubro de 2009.
Esse é um estudo de caso da empresa Blaine Kitchenware Inc , cujo foco principal é analise de sua estrutura de capital . Empresa de médio porte, produtora de eletrodomésticos pequenos, como utensílios para preparo de comidas, para cozinhar e para preparo de bebidas, usados principalmente em cozinhas residenciais. Tinha pouco menos de 10% do mercado , mas relatava um crescimento modesto gradativo durante os anos que se passavam. A limitação de suas vendas vinha da forte concorrência de importados baratos e os preços agressivos que os hipermercados praticavam por isso resolveu incluir em seu portfolio eletrodomésticos com mais tecnologia com foco no consumidor de classes mais altas. Suas vendas atingiam picos sazonais, ou seja, de acordo com épocas do ano como natal, dia das mães, verão, mas também de forma que acompanhava os movimentos macroeconômicos do pais, como por exemplo o boom imobiliário.
A Blaine era uma empresa de capital aberto, conservadora, com mais de 50% das ações detidas pelos familiares. Tomou empréstimos apenas duas vezes e tão logo quitou. Tinha um balanço patrimonial extremamente forte no setor. Livre de dividas e muita liquidez. Seu maior uso de caixa era para pagamento de dividendos aos acionistas e compromissos de aquisições.
Em 2007, a Blaine resolveu reavaliar sua politica financeira e se falava em recompra de ações para aumentar a alavancagem da empresa já que a liquidez não era o seu problema. Isso só seria possível depois de uma analise de sua estrutura de capital, politica de dividendos,
estrutura societária e planos de aquisição. O índice payout das ações estava preocupando seu principal gestor, Dubiski, bisneto de um dos fundadores da empresa, engenheiro, sendo eleito pelo conselho de administração em 1988, tornando-se CEO em 1992. Adotou uma estratégia com foco no aumento da oferta de produtos pela aquisição de pequenos fabricantes independentes e linhas de utensílios de cozinha de grandes fabricantes. Sendo essas aquisições feitas com caixa da empresa ou suas ações.
A política de recompra de ações por um lado daria mais flexibilidade para o conselho definir futuros dividendos, os membros da família manteriam suas ações como anteriormente e mexeria no payout. Por outro lado, essa recompra trazia uma preocupação com relação a endividamento, descontinuidade de aquisições e diminuição das reservas de caixa da empresa.
...