FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DEFINIÇÕES
Por: Lubob • 14/11/2019 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
DEFINIÇÕES
ADMINISTRAÇÃO é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
Ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO
Planejar, organizar, selecionar, recrutar, coordenar, motivar, liderar e controlar; obter resultados eficazes através de pessoas por meio do processo de delegação.
ADMINISTRAR: Criação e manutenção de um ambiente interno numa empresa onde nos indivíduos, trabalhando juntos em grupo, possam atuar eficiente e eficazmente para atingir metas e objetivos grupais.
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Sistema que o empresário aceita gerir o negócio com a participação de seus colaboradores, incentivando críticas, ouvindo sugestões, delegando responsabilidades, despertando a criatividade e divulgando informações.
AMBIENTE INTERNO
São os fatores internos de uma organização e que constituem seus recursos: fatores financeiros, físicos, humanos e tecnológicos. A organização utiliza esses recursos para que seu processo seja realizado e seus objetivos atingidos.
AMBIENTE EXTERNO
São os fatores externos que influenciam a organização. Ex: fornecedores, instituições bancárias, concorrentes, fatores econômicos, políticos, sociais e tecnológicos. As organizações trocam recursos com o ambiente externo e mantêm assim uma interdependência.
ATIVIDADES TÉCNICAS
São as atividades que mantêm um relacionamento direto com o objetivo principal da empresa, ou seja, para que motivo a organização foi criada.
ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS/GERENCIAIS
Atividade que visa dar suporte organizacional e controle à operação da empresa.
BENEFÍCIOS
Remuneração indireta usada pelas empresas para tornar-se mais atraentes no mercado de trabalho. Os mais comuns são: vales-refeição, cestas básicas, plano de saúde. O vale-transporte é obrigatório.
CLIENTES FINAIS OU EXTERNOS
Pessoas que compram os produtos ou utilizam os serviços oferecidos pela organização.
CLIENTES INTERNOS
São os funcionários, colaboradores da empresa.
CULTURA ORGANIZACIONAL
A soma dos valores, costumes, tradições e missões que fazem com que uma organização seja singular, muitas vezes chamada de caráter de uma organização.
DIFERENCIAL COMPETITIVO
Recurso utilizado pela empresa para diferenciar seus produtos/serviços dos oferecidos pela concorrência.
EFICIÊNCIA
A melhor utilização possível dos recursos disponíveis para certa atividade. A relação entre o total de recursos ou esforço empregado em uma atividade e o resultado obtido. Ênfase nos meios, fazer corretamente as coisas, resolver problemas, cumprir as tarefas e obrigações. (Ex. jogar futebol com arte).
Eficiência: fazer bem feito, no sentido mais amplo, aquilo que está sendo feito, isto é, fazer aquilo que está sendo feito da maneira correta.
...