Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental
Por: fabricio_andreis • 3/5/2018 • Resenha • 875 Palavras (4 Páginas) • 217 Visualizações
PI – Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental
Num ambiente mais ético as empresas estão revendo seus conceitos sobre seus negócios, não basta produzir mais, mas sim produzir num contexto mais ecologicamente correto, com boas práticas e uma postura mais profissional, mais transparente, aliando interesses dos stakeholders, para melhor gerir relações frente a várias posições em uma comunidade. E neste contexto está inserida a Governança Corporativa e responsabilidade Socioambiental. Onde a governança corporativa deve assegurar os direitos e deveres de uma corporação, cabendo a cada uma delas, em particular, articular de maneira mais eficiente seus comportamentos e garantir uma melhor atuação de sua empresa.
O Objetivo central dos sistemas de governança corporativa não é intervir na autonomia das organizações, mas equilibrar a competitividade e produtividade da empresa com uma gestão responsável e transparente. Temos 4 pilares que norteiam as boas práticas em governança corporativa, que são:
Transparência de informações: disponibilizar informações de maneira clara e simples, não esconder ou camuflar alguma informação, claro, exceto as confidências;
Equidade: estabelecer um tratamento igualitário a todos;
Prestação de contas: os agentes de governança corporativa devem prestar contas de seus atos;
Conformidade: assegurar que as informações prestadas estejam em conformidade com a legislação vigente;
Essas boas práticas dão sustentação a um conjunto de medidas que trará muitos benefícios para a empresa não só de curto mas de longo prazo, pois trará uma diferenciação no seu produto e uma valorização da empresa. Trazendo para a sociedade um produto melhor acabado, ou seja, um produto que alie boas práticas com equilíbrio e sustentação do meio ambiente.
Para exemplificar esse processo podemos citar exemplos de boas práticas em organizações. Primeiramente um exemplo local, onde gostaria de enfatizar um trabalho local de governança. Depois um exemplo mais conhecido, a nível Nacional. Assim podemos mostrar que boas práticas não requerem grandes corporações e pesados setores para dar sustentação, podemos conhecer pequenos gestos e atitudes locais que também podem fazer a diferença.
Como exemplo local, gostaríamos de salientar a atitude do Presidente da Cooperativa de Crédito, situada em Marau – RS, Sicredi Aliança RS/SC, o Sr. Ivo Miri Brugnera, que idealizou uma revista para dar ciência de todos os seus atos praticados em 2017, números da cooperativa, investimentos, projetos sociais. Notadamente podemos visualizar dois exemplos de governança corporativa, que são transparência e prestação de contas. Onde através da divulgação de várias matérias, temos ciência de todos os atos praticados em 2017 pelos gestores da empresa. Vejamos um trecho da palavra do presidente:
“O ano de 2017 foi notável, em meio a tantos acontecimentos na busca da confiança política e do desenvolvimento na economia brasileira, a Sicredi Aliança RS/SC promoveu um trabalho de disseminar seus princípios e valores com o intuito de fortalecer – cada vez mais a credibilidade juntos aos associados e comunidade, gerando por conseqüência, resultados sustentáveis. Nosso modelo de gestão cooperativo, adota princípios de boas práticas que tem no protagonismo do associado o seu principal objetivo.”
Além disso a Cooperativa Sicredi Aliança, tem um importante projeto social, em conjunto com a secretaria Municipal, chamado “A União Faz a Vida”, onde introduziu uma matéria na grade curricular para incentivar a vida cooperativa e financeira dos alunos, dentre diversas atividades podemos salientar uma importante conscientização numa utilização dos recursos naturais de uma forma mais racional. Indo de encontro a uma conscientização socioambiental.
Outro exemplo, este a nível Nacional, temos o Banco Do Brasil. Podemos citar vários processos onde notamos que as boas práticas e responsabilidade social, juntamente com melhores relações com seus stakeholders fazem parte da gestão. O Banco do Brasil figura entre as maiores instituições financeiras da América Latina e ocupa lugar de destaque nos seus segmentos de atuação pela confiança e solidez de que é referência. O Banco do Brasil tem a transparência, a ética, a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o desenvolvimento sustentável como orientadores das práticas administrativas e negociais e dos relacionamentos com os públicos de interesse.
...