Matematica financeira
Por: lucianousf • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público
Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública
NOME | LUCIANO PAULINO DE SOUZA |
RA | 5834155600 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Dourados - MS
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público
Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública
Atividade de Autodesenvolvimento
Atividade desenvolvida para a disciplina Contabilidade e Orçamento Público apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora: Janete de Fatima F. Cardoso.
Anhanguera Dourados - MS
2014
- O que é a Lei Rouanet?
É uma lei federal de incentivo á cultura (Lei n°8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, surgiu para educar as empresas e cidadões a investirem em cultura, e inicialmente daria incentivos fiscais, pois com o benefício no recolhimento do imposto a iniciativa privada se sentiria estimulada a patrocinar eventos culturais, uma vez que o patrocínio além de fomentar a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público.
.
- De acordo com os textos lidos, quais as vantajens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?
As empresas que doam recursos têm como vantagem deduções de impostos de renda integral ou parcial, no prozo de captação, porém o projeto deve ser aprovado pelo Minc. A empresa recebe também certificado de reconhecimento, que poderão ser usados para fins promocionais a incentivadores, beneficiários e entidades culturais que se destaquem. Já os patrocinadores podem receber até 10% do produto podendo ser distribuído promocionalmente gratuito, podendo utilizar sua marca no produto e em todo material de divugação.
- Na sua opnião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?
No meu ponto de vista com acadêmico, esta Lei tem como finalidade aumentar o interesse pela cultura a as oportunidades de circulação dos bens clulturais, contribuindo na formação de interesses públilcos, possíveis talentos e técnicos, aumentando iniciativas educacionais da produção cultural.
A cultura tem como área de alto interesse estratégico para o Brasil, além de garar mais empregos e oportunidades para seus cidadões, possibilitando a eles um maior interesse pelo assunto , a cultura. Por meio de incentivos a projetos, as empresas podem ampliar o acesso de funcionários e de famílias aos bens culturais, assim aumentando o estimulo e autoestima, facilitando entre eles um melhor desenvolvimento, assim essas empresas estão assumindo um papel democrático no desenvolvimento do bem comum e da sociedade, desta forma as organizações crescem junto coma comunidade, desenvolvendo sustentabilidade. Sendo uma Lei eficaz, pois desta forma muitas empresas ou até mesma pessoas fará de hoje um futuro melhor possibilitando os muitos que não tem condições de ter uma oportinidade de desenvolvimento suas criatividades e habilidades. For fim no Brasil infeslimente nossa garga tributária é muito alta, se o empresário não ter incentivos em seus impostos essa Lei de Rouanet nada adiantaria.
...