O Consultor Financeiro
Por: Tays Bispo • 25/5/2015 • Seminário • 2.336 Palavras (10 Páginas) • 186 Visualizações
Consultor Financeiro
O que é?
Um Consultor Financeiro, fazendo uma comparação bastante simples, é como um “médico” de finanças. É um profissional qualificado, para ajudá-lo a analisar a situação de suas finanças pessoais e trabalhar com você para preparar um programa destinado a auxiliá-lo a alcançar seus objetivos e metas financeiras.
Como surgiu
Ainda assim, a raiz da consultoria moderna como a conheceu hoje, surgiram entre a metade do século XIX e o início do XX, quando a Revolução Industrial criou uma necessidade de especialistas para assessorar empresas em questões de produção, recursos humanos e gestão. Desde então, muitos eventos importantes, como os avanços na tecnologia e a criação de leis regulamentando as indústrias, acabaram moldando a evolução do mercado de consultorias até que ele se tornasse o campo high tech e multifacetado que é hoje.
O Pai da Consultoria
Muitos consideram Marvin Bower como o pai do mercado profissional de consultoria. Ele foi uma das principais influências na McKinsey & Company (uma das três maiores consultorias estratégicas do mundo), desde sua contratação, em 1933, até sua aposentadoria, em 1995, e seu falecimento em 2003, aos 99 anos. Suas decisões inspiraram outras empresas de consultoria a expandir suas ofertas de serviços (desde estratégias para melhorar a contabilidade e eficiência produtiva até conselhos sobre estrutura, gestão, marketing e distribuição), desenvolvendo também a reputação de profissionalismo que permanece até hoje. Bower criou uma variedade de regras e práticas para incentivar essa profissionalização. Foi ele que começou a exigir, por exemplo, que seus consultores aderissem a um dress code formal – uma prática ainda bastante enraizada entre os consultores.
Como se tornar um Consultor Financeiro
- Decida se o trabalho como consultor financeiro funciona para você. A carreira como consultor financeiro pode ser gratificante, mas exige habilidades específicas e dedicação. Avalie o quão interessado em finanças e investimento você é de fato, assim como sua aptidão para matemática e para aprender novas tecnologias. Alguns consultores financeiros começam como trainee/estagiários não remunerados; será que você está disposto a começar por baixo e avançar aos poucos? Além disso, tenha em mente que consultoria financeira é um trabalho que envolve vendas e que você frequentemente terá que conquistar novos clientes e convencê-los a investir o seu dinheiro. Se você não lida bem com rejeição, talvez você queira
- Faça um curso de graduação. A maioria dos consultores financeiros tem nível superior – aliás, se você quiser ter uma certificação profissional na área (ANBID, CFA, CPA, etc), isto é um pré-requisito. A área do seu curso de graduação realmente não importa tanto quanto sua capacidade de seguir um plano pré-estabelecido e de cumprir prazos. Por outro lado, cursos como administração, contabilidade, economia, matemática e informática causam uma boa impressão no currículo de um consultor financeiro.considerar um outra carreira.
- Adquira experiência. Procure um estágio que possa te dar uma idéia de como é no dia-a-dia o trabalho de um consultor financeiro. Outra opção é conseguir um trabalho como trainee em um banco ou corretora. Reúna a maior quantidade de informação possível sobre o que o trabalho de um consultor financeiro envolve e quais os rumos que tal carreira pode tomar.
- Procure cursos de capacitação. Algumas grandes empresas de investimento oferecem cursos completos para consultores financeiros que, além de preparar o profissional para os exames de certificação, possibilitam o acúmulo de experiência prática na área. Tais cursos são extremamente competitivos e puxados mas valem a pena caso você consiga ser aceito por um deles. Lembre-se, o objetivo destes cursos é ensinar ao profissional regras e regulamentos da área; saber dar valor necessário ao trabalho virá somente de você. Para que você possa dar o primeiro passo é necessário demonstrar seu entusiasmo em se tornar um consulto financeiro de primeira linha.
Uma opção é começar com uma pequena empresa na área. Ao invés de tentar entrar numa grande empresa de investimento, tente começar com a sua própria. Você pode não passar pelo mesmo treinamento estruturado, mas terá a oportunidade de trabalhar diretamente com clientes e expandir seu conhecimento ao ter que realizar diversas tarefas para clientes diferentes.
Consiga um trabalho de consultor financeiro em um banco. O trabalho num banco oferece a oportunidade de se trabalhar com os mais diversos clientes, além de oferecer salários e benefícios mais atraentes do que como um consultor financeiro independente. Bancos frequentemente patrocinam e dão apoio quando seus funcionários estão se preparando para os exames de certificação.
- Obtenha certificações e licenças profissionais. Ter uma licença ou certificação profissional mostra aos seus clientes e ao seu empregador que você se importa o suficiente com a sua carreira para obter certificações suplementares. Além disso, ter uma licença profissional exige que você siga um código de ética específico e pressupõe uma supervisão imparcial do seu trabalho. A licença/certificação que você deve obter depende de como você planeja construir sua carreira de consultor financeiro. No Brasil existem diversos tipos de certificações, sendo que algumas são obrigatórias:
- CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento) – esta certificação é considerada obrigatória pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e divide-se em três tipos: analistas fundamentalistas (CNPI), analistas técnicos (CNPI-T) e analistas plenos. Este exame é oferecido pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).
- CPAs (Certificado Profissional Anbima) – Os CPAs são de dois tipos: CPA-10 e CPA-20 e todo funcionário de banco que trabalha diretemante com clientes deve possuí-lo. O CPA-10 destina-se a funcionários que atuam diretamente com clientes e vendem produtos de investimento para o investidor considerado comum. Já o CPA-20 é obrigatório para aqueles que lidam com investidores considerados qualificados. Os CPAs são oferecidos pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
- Certificação para Agentes Autônomos- Oferecido pela Ancor (Associação Nacional das Corretoras de Valores) é considerado obrigatório pela CVM para qualquer profissional que deseja obter registro nesta instituição e que atue com a distribuição, compra e venda de valores mobiliários (ações, debêntures, etc).
- Certificações suplementares – As certificações abaixo não são obrigatórias, mas poderão fazer a diferença no currículo de um consultor financeiro e, inclusive, algumas são reconhecidas no mercado internacional:
- CFA (Chartered Financial Analyst) – equivalente a uma pós-graduação na área financeira, é um certificado que poucos profissionais possuem e é reconhecido internacionalmente.
- CIIA (Certified International Investment Analyst) – também é um certificado internacional voltado para atuação no mercado financeiro e de capitais. No Brasil este exame é oferecido pelo Apimec.
- CFP (Certified Financial Planner) – Voltado para profissionais que querem atuar na área private de instituições financeiras.
- CEI (Certificação para Especialistas de Investimentos) – Voltado para profissionais que querem atuar com investidores considerados comuns, mas com alta renda.
- CGA (Certificação de Gestores Anbid) – Voltado para o profissional que realiza gestão remunerada de recursos de terceiros.
- Não deixe suas licenças e certificações de lado . Alguns certificados exigem que exames sejam refeitos após um perído específico ou exigem o pagamento de taxas anuais.
- Esteja preparado para dar duro. Embora as recompensas de ser um consultor financeiro possam ser valiosas, as horas de dedicação também podem ser longas. Principalmente quando você estiver começando a sua carreira, esteja preparado para trabalhar muitas horas. Construa sua carreira ou negócio mostrando aos seus clientes ou ao seu chefe que você está disposto a trabalhar um pouco mais para atingir bons resultados.
Tipos de Consultoria
- Consultoria Financeira Pessoal: É uma consultoria financeira personalizada. Seu objetivo é revelar a você uma maneira mais racional de acumular bens e valores, a longo prazo, levando em consideração sua personalidade e tudo aquilo que você deseja conquistar na vida. A proposta é uma mudança radical na relação com suas finanças: um planejamento que possibilite levá-lo à independência financeira para que, no futuro, tenha a tranquilidade e a garantia de ter o seu dinheiro trabalhando para você.
Etapas da Consultoria Financeira Pessoal
- Controle do orçamento
Saiba exatamente quanto você ganha, o quanto você gasta e onde gasta. Através desta análise você saberá em quê está gastando o seu dinheiro e poderá eliminar os itens sem importância para que sobre mais dinheiro no final do mês para gastar com o que é realmente importante na sua percepção.
- Gastos prudentes
Os apelos para o consumo em nossa sociedade são bastante freqüentes. É necessário resistir a eles para ser mais eficiente nos gastos e no controle do dinheiro. Aprenda a diferenciar o que é essencial do que é supérfluo, se você pode ou não fazer aquela compra naquele momento e a melhor forma de fazê-la.
...