O Desafio Profissional
Por: MarcolaB • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.459 Palavras (6 Páginas) • 159 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho faremos um planejamento para uma negociação entre uma Gravadora que pretende instalar a sua empresa em um bairro de classe média de uma cidade do interior, oferecendo melhorias para a região em diversos aspectos, e uma Associação de Moradores que zela pela segurança do bairro e é contra a instalação da gravadora, pois existem diversos fatores negativos que irão prejudicar o sossego do bairro e conseqüentemente mudar o cotidiano de forma negativa. A Prefeitura da cidade irá intermediar toda a negociação e tomar a decisão final.
Iremos buscar propostas que favoreçam ambas as partes, pois segundo estudos realizados em sala de aula, entendemos que uma boa negociação deve ser boa para ambos.
Passo 1
2. PERFIL DOS OPONENTES
Oponente - Negociador da Associação de moradores do bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem pública
Argumentos: Barulho, segurança e infraestrutura.
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria é de pessoas de 3º idade.
Estímulos à negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Negociador – A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação Estrategista de negócios
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos à negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
Os dois representantes têm pontos fortes ao seu favor, por entenderem bem da área em qual vão defender.
Passo 2
3. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES DOS NEGOCIADORES
Modelo de Jung
O Modelo de Jung foca a existência de quatro estilos primários, sendo cada estilo baseado em um conjunto de suposições sobre a outra parte.
Carlos Henrique – Associação de Moradores
Analisando o seu perfil vimos que ele se enquadra no Estilo restritivo, pois de acordo com os seus argumentos ele parece ser mais sensato quando é fundamental chegar a um acordo e tem a ideia fixa indo apenas com os seus interesses, ele sempre analisa o seu oponente.
Jorge Andrade – Gravadora
O seu perfil ilustra mais o estilo confrontador, pois ele é o mais adequado em questões que exijam o melhor ou envolvam altos interesses, sempre trabalham em colaboração com confiança no outro definindo limites para ambas às partes.
Analisando as partes envolvidas, pode-se observar que cada uma adota diferentes estilos e características de acordo com o modelo Jung. Gravadora: seu interesse é instar-se no bairro, visando lucros e redução de custos para a empresa. Associação de moradores: defendem a idéia de que a instalação da empresa trará conseqüências para o bairro. A gravadora deverá adotar o estilo amigável apontando benefícios aos moradores.
Passo 3
4. PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS
A equipe entende que o ponto principal à serem negociados, será o convencimento do Sr. Jorge (gravadora) ao Sr. Carlos Henrique (associação) pelo fato do mesmo não querer a instalação da gravadora no bairro, pois o barulho irá incomodar a tranquilidade que existe no local, terá transito intenso e a segurança dos moradores será ameaçada.
A gravadora já havia feito vários investimentos em relação á mudança da sede e de seus colaboradores, projetos financeiros e acordo com patrocinadores, logística, ambiental e infraestrutura. E a solicitação da licença com a Prefeitura da cidade já estava praticamente aceita.
Sr. Jorge explica que a gravadora possui equipamentos de alta tecnologia que não propagam o som e oferece a sede móvel da gravadora para que os moradores visitem para comprovar o que ele disse, oferece também a proposta de melhoria no transito do bairro, tais como sinalizações e semáforo, e propõe para juntos pensarem na segurança do bairro.
Passo 4
5. TOMAR CONHECIMENTO DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL ESTABELECIDO PELO CEO DA GRAVADORA
Em uma organização, sempre que acontecem mudanças sendo elas positivas ou negativa, causam grandes impactos aos colaboradores.
Quando ela é positiva geram motivação, alegria, emoção, ansiedade e euforia, quando negativas causam insegurança, medo, tensão e frustração.
No caso da gravadora, com esta nova instalação na cidade nova, levou ao crescimento profissional de diversos colaboradores que no primeiro momento devem ter ficado felizes e ansiosos, mas agora com essa possibilidade do empreendimento ser embargado, a motivação deles cai e a produtividade também, pois é quando causa a dúvida, a incerteza e o medo da promoção não chegar, com isso o absenteísmo da empresa aumenta de forma considerável.
A cultura organizacional da Empresa esta afetada, pois os funcionários deveram mudar toda a rotina, tanto no trabalho, quanto no lar, e com este impasse da obra embargada afetou o clima dentro da empresa com os colaboradores.
...