O Desafio Profissional
Por: marcelle22 • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.583 Palavras (7 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1º SEMESTRE - 2015
DESAFIO PROFISSIONAL
MARCELLE SANTOS COUTO RA: 1711265106
CLAUDIA ROBERTA CARVALHO OLIVEIRA DA CRUZ RA: 2805878450
SILVERLI ARAUJO RA: 2868941043
DÉBORAH MONIQUE GOMES SOUZA RA: 2851184385
Tutor Presencial: Flávio Zenha
Macaé-RJ
30/05/2015
[pic 2]
Gestão de Conhecimento
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Técnicas De Negociação
Trabalho de Pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, curso Ciências Contábeis.
Macaé-RJ
30/05/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
1.1 - Gravadora 2
1.2 - Associação dos Moradores 2
2. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
2.1 - Gravadora 2
2.2 - Associação de Moradores 2
3. ANÁLISE E PLANEJAMENTO 3
4. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 3 e 4
5. FEEDBACK 4
6. PLANEJAMENTO FINAL
2.1 - Gravadora 4
2.2 - Associação de Moradores 5
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
Através dos estudos no decorrer do bimestre nas disciplinas de Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, o presente trabalho tem o objetivo o desenvolvimento de uma negociação através de uma proposta de planejamento, apresentando alguns aspectos fundamentais para a compreensão do processo de negociar entre uma Gravadora de Música x Associação de Moradores. Tal relação é composta por manifestações e conflitos, juntamente com a Prefeitura Local.
A princípio abordaremos um mapeamento do perfil das partes envolvidas, juntamente com habilidades essências de acordo com modelo Jung, afim de identificarmos os pontos positivos e negativos de cada negociador.
Em seguida, analisaremos a situação da negociação, os pontos principais a serem abordados, argumentos fortes, objetivos e claros, as possíveis dificuldades e conflitos que poderão ser encontradas durante o processo, afinal ambas as partes estão sujeitas às mudanças.
Para finalizar será apresentado um relatório final, com propostas das partes envolvidas, a fim de trazer melhorias para ambas as partes, pois o principal objetivo é que o acordo seja favorável as duas partes.
- MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
1.1 Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Acredita que o progresso é inevitável e que pode contribuir para melhorias no bairro, desde que a negociação beneficie as partes.
1.2 Associação dos Moradores
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentação: Barulho, Segurança e Infraestrutura (trânsito).
Os Moradores do bairro possuem perfil conservador e questionador e prezam pela tranquilidade, sendo a maioria dos moradores pessoas de 3ª idade.
Acreditam que o bairro não precisa dos progressos que o empreendimento trará.
- MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
Utilizando o modelo de Jung podemos mapear as habilidades essenciais dos negociadores.
2.1 Gravadora
Jorge Andrade representante da gravadora usa de deferência e confiança, é um negociador amigável, mantém um relacionamento cooperativo e simpático, independente dos resultados finais da negociação.
2.2 Associação de moradores
Carlos Henrique representante da associação de moradores possui autoconfiança e o controle, caracterizando assim o estilo confrontador, mostra uma característica cooperativa e questionadora, buscando o equilíbrio para o acordo com as circunstâncias dadas.
Quanto às táticas usadas na negociação, Carlos usa uma tática hibrida entre a colaboração e o confronto.
- ANALISE E PLANEJAMENTO
Quando se participa de um evento sujeito a negociação, é necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Portanto, deve-se ir a uma reunião de negociação com todo o dever de casa realizado. Isto nos dará muita segurança no processo.
Os negociadores têm visões opostas sobre a situação, devido às suas características pessoais, de comportamento e suas vivencias cotidianas. Carlos Henrique quer o melhor para o bairro e seus moradores e não deseja as mudanças drásticas, que acontecerão com a chegada da Gravadora ao bairro, do outro lado Jorge Andrade quer a expansão da Gravadora, e com isso levar progresso, promovendo assim melhorias para o bairro e cidades vizinhas. Reduzir seus custos na sua área de logística e promover um ambiente ideal para sua filial, através da instalação da nova gravadora.
...