O Desafio Profissional
Por: mona15 • 28/10/2015 • Artigo • 2.537 Palavras (11 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2ª SÉRIE
DISCIPLINAS: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA.
ANA PAULA DA SILVA – RA 1600356096
LUANA SGROTT – RA 2860136279
RICARDO DALFOVO – RA 2858146069
SIMONE H. SCHMIDT – RA 2855952138
DESAFIO PROFISSIONAL
“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
Professor Oébier Perera dos Santos
Professora Ma. Renata M. G. Dalpiaz
Professora Mônica Satolani
Joinville/SC
2015
ANA PAULA DA SILVA – RA 1600356096
LUANA SGROTT – RA 2860136279
RICARDO DALFOVO – RA 2858146069
SIMONE H. SCHMIDT – RA 2855952138
Desafio Profissional
“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
Desafio apresentado como requisito para obtenção de nota das disciplinas norteadoras de Teoria da Administração e Economia do curso de Administração e Ciências Contábeis, supervisionada pelo tutor presencial. Prof. Oébier Perera dos Santos
Joinville/SC
2015
SUMÁRIO
- Introdução........................................................ 4
- Planejamento................................................... 5
- Conhecendo o Negócio................................... 5 a 6
- Analisando o Perfil dos Candidatos................. 6 a 8
- Resultados da Análise..................................... 8 a 9
- Organograma da Empresa.............................. 9
- Conclusão....................................................... 10
- Referências..................................................... 11
INTRODUÇÃO
O Objetivo deste desafio é apresentar um novo sucessor para as Indústrias Pira, empresa familiar, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por Dr. João Barroso. Hoje a empresa possui 138 funcionários, e é um sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, mas o Dr. João está sentindo o peso da idade e resolve anunciar sua aposentadoria e transferir a responsabilidade para os filhos.
E nesse processo de escolha para um novo gestor/ Diretor Geral, é contratada uma empresa de consultoria empresarial, que deverá apontar o melhor sucessor.
Portanto desenvolveremos através deste trabalho, análises e métodos para a escolha de sucessão que abordarão a importância da implantação de ações voltadas para o planejamento de seu negócio e planos estratégicos para o alcance geral dos objetivos da empresa.
Focaremos no nível de instrução, habilidades e competências dos possíveis gestores, a fim de buscar a melhor opção de sucessão e que atenda a todas as necessidades da empresa, para que ela continue crescendo e se mantendo firme no mercado.
2 - Planejamento
“O Planejamento produz um resultado imediato: o plano. Todos os planos tem um proposito comum: a previsão, a programação e a coordenação de uma sequência logica de eventos, os quais, se bem sucedidos, deverão conduzir ao alcance do objetivo que se pretende.” (Chiavenato, 2005, p.127)
O processo sucessório de uma empresa familiar deve ser muito bem planejado, sempre levando em consideração as pessoas envolvidas, é preciso o aval do fundador ou diretor atual e dos possíveis candidatos à sucessão, é preciso evitar ao máximo os conflitos, que possam surgir e amenizar os já existentes, criando um clima de dialogo e tranquilidade.
Questionamentos:
- Quem será o novo responsável no comando da empresa?
- Quando acontecerá a transição e como será o processo de sucessão?
- Como será exercida a autoridade?
- Qual preparação será necessária para o processo de transição?
- Qual a responsabilidade em relação à comunidade, aos funcionários mais antigos e ainda a outros membros da família?
3 - Conhecendo o Negócio
Mercados mudam e a competição torna-se mais acirrada. O perfil do consumidor moderno, agora imerso em redes sociais podendo compartilhar informações em tempo real, fazem a comunicação entre empresas e clientes.
Perfis de consumo, bem como segmentação de mercados podem ser pesquisados nesse novo meio de conhecer o cliente, seus desejos, anseios e necessidades. Dr. João vem administrando a empresa de forma básica, somente com os conhecimentos adquiridos pela vivência e muitas vezes pouco eficiente diante dos desafios de hoje. Ambos os filhos não possuem conhecimentos técnicos em administração o que levaria novamente a empresa a mesma administração já existente.
Analisaremos então como é o mercado de bebidas, especialmente a cachaça, e as bebidas industrializadas pela Indústria Pira.
A empresa do Dr. João atinge um público de classe B, C e D.
Classe B – Maior taxa de Lucro/ Venda Constante.
Classe C e D – Menor taxa de Lucro/ Volume maior em vendas.
O grande desafio desse produto é manter-se com uma boa fatia de mercado, visto que é um mercado bem concorrido com várias outras marcas a preços bem competitivos. Nesse mercado os consumidores não são fieis à marca e substituem o produto por outro semelhante de maneira rápida. Uma pequena variação no preço das bebidas nessa faixa de mercado também implica em grande perda de consumidores visto que ao contrário também é válido, se houver uma queda nos preços o consumo aumenta podendo-se analisar bem o efeito oferta/demanda.
...