O PROJETO INTEGRADOR I – SER EMPREENDEDOR
Por: Mirihelly • 7/11/2022 • Projeto de pesquisa • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
Mirihelly dos Reis Santos
Dedico primeira mente á Deus, quero também dedicar a toda minha família em especial minha amiga Valéria Rodrigues da Silva pelo incentivo e apoio de sempre. Enfim a todos que contribuíram para esse momento, Muitíssimo Obrigado.
ITAMBACURI-MG
2022
[pic 2]
PROJETO INTEGRADOR I – SER EMPREENDEDOR
Mirihelly dos Reis Santos
COOPERATIVA COPRIL
RAÇÕES DO VALE
ITAMBACURI-MG
2022
Mirihelly dos Reis Santos
COOPERATIVA COPRIL
RAÇÕES DO VALE
Trabalho de conclusão do Curso apresentado como requisito de titulo de bacharel em ciências contábeis como requisito parcial aprovação da primeira etapa de notas da disciplina projeto entregador ser empreendedor, na rede de ensino Doctum.
Professor Orientador: Silvia Helena da Costa Martins
ITAMBACURI-MG
2022
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................5
- DESEVOLVIMENTO DA COPRIL...................................................6
- PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE..................................7
- COPRIL HOJE.................................................................................8
- IMPACTOS GERADOS...................................................................9
- LOCALIZAÇÃO COPRIL.................................................................9
- DESEVOLVIMENTO DA RAÇÕES DO VALE.................................10
- RAÇÕES DO VALE HOJE...............................................................11
- IMPACTOS GERADOS....................................................................11
- LOCALIZAÇÃO RAÇÕES DO VALE..............................................12
- REFERENCIAS................................................................................13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho de conclusão do curso esta estruturado em um projeto empresarial sobre duas empresas á copril e rações do vale que hoje são as maiores empresas do Município de Itambacuri, visando o desenvolvimento dos produto e crescimento das empresas.
Segundo Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Identificação e resolução de problemas para atingirem a qualidade esperada de seus produtos e serviços.
Neste projeto mostramos habilidades empreendedoras , produtos sendo produzidos e comercializados suas preocupação com o meio ambiente e impactos gerados na comunidade.
[pic 3][pic 4]
Constituída no dia 17 de agosto de 1969, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Itambacuri Ltda – Copril teve sua trajetória marcada pela garra e comprometimento de seus associados.
Inicialmente operou como cooperativa de consumo. Em 1980 a Copril adquiriu a fabrica de laticínios de uma empresa da região e passou a industrializar a produção de leite. De la para cá não parou mais de crescer. Atualmente, a Copril é uma empresa consolidada com um ótimo supermercado e com uma fábrica de laticínio moderna e dentro dos padrões exigidos pelos órgãos fiscalizadores.
A captação de leite vem apresentando aumentos significativos ao longo dos anos, e todo o volume é processado e transformado em queijo mussarela, leite tipo C, manteiga, doce de leite, queijo frescal, queijo prato, minas padrão, ricota, iogurte e requeijão.
A Copril é a maior empresa do município, tanto em termos de geração de emprego como arrecadadora de tributos. Sua marca Primavera é, sinônimo de qualidade e tem presença firme nos mercados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, estados do Nordeste e o mercado microrregional.
Consciente de seu papel junto à classe produtora e à sociedade em geral, a Copril vem distribuindo sobras operacionais aos seus cooperados por dez anos consecutivos e dando bonificação a seus funcionários também por igual período.
Embasada no trinômio de ser uma empresa economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente sustentável vem pautando suas ações no sentido de criar as condições favoráveis para que seus cooperados possam ter um porto seguro que lhes de sustentação na sua atividade produtiva e a sociedade possa usufruir os benefícios sociais e econômicos advindos dessa relação.
[pic 5] Sua preocupação com o meio ambiente é evidente, tanto que, participou do grupo pioneiro de Boas Praticas Ambientais para o segmento de laticínio, incorporando técnicas de produção mais limpa (P+L), colocando em funcionamento sua Estação de Tratamento de Efluentes (E.T.E) e a Estação de Tratamento de Agua (E.T.A). Além disso, dispõe de 38 hectares, em área própria, reflorestado com eucalipto, para utilização em sua caldeira. Recentemente, em parceria com o proprietário da área implantou um projeto de proteção e recuperação da nascente norte do Rio São Mateus
Além do meio ambiente a COPRIL preocupa-se também com a responsabilidade social, participando ativamente dos eventos promovidos pela sociedade, promovendo palestras técnicas a seus cooperados, promovendo palestras sobre meio ambiente e cooperativismo nas escolas, distribuindo sobras a seus cooperados e instituindo a participação nos lucros, através de bonificação a seus funcionários. Por todas estas ações recebeu do governo de Minas Gerais o selo de responsabilidade empresarial.
Tendo como missão ser a salvaguarda da classe produtora e buscar seguir os preceitos da filosofia cooperativista, vislumbra-se para a Copril um caminho amplo a ser percorrido para a solidificação de suas atividades produzindo e comercializar produtos agroindústrias e serviços, agregando valor com tecnologia e qualidade,visando a satisfação dos cooperados e clientes e isto só se consegue com esforço, seriedade e comprometimento.
...