O Sistema jurídico tributário
Por: kaila.kaila • 2/4/2017 • Trabalho acadêmico • 433 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Sistema jurídico tributário
No que consiste o sistema jurídico tributário? O sistema jurídico tributário consiste no conjunto de normas hierarquizadas, formado por princípios e regras que têm por fim cuidar direta e indiretamente da instituição, arrecadação e fiscalização de tributos. Características: rígido, uno e complexo.
Finalidade do Estado
Nação politicamente organizada e articulada sobre quatro elementos essenciais: povo; território; soberania; finalidade.
A razão de ser do Estado é promover o bem comum: sociedade justa, erradicar pobreza, garantir desenvolvimento, prestar serviços de saúde, educação, segurança, dentre outros.
Finalidade do Estado
Para implementar sua finalidade de promover o bem comum, o Estado precisa de recursos, de receita pública que pode ser classificada em: receita pública originária: aquela decorrente da exploração do patrimônio do Estado; receita pública derivada: cuja origem é o patrimônio do particular, do cidadão, decorrente da exigência de tributos.
Direito financeiro e tributário
O direito financeiro consiste no conjunto de princípios e normas que rege a arrecadação, a gestão patrimonial e os dispêndios efetuados pelo Estado no desempenho de suas funções. O direito tributário estuda as relações jurídicas entre o Estado (fisco) e os particulares (contribuintes) no que concerne ao âmbito da instituição, arrecadação, fiscalização e extinção do tributo.
Natureza jurídica do direito tributário
É um ramo do direito público: regula as relações do Estado com particulares. As obrigações tributárias, portanto, decorrem de previsão legal, e não da vontade do particular. Há subordinação do particular ao que está previsto na lei tributária.
Direitos que se relacionam com o tributário
Direito constitucional. Direito civil: fornece normas que auxiliam no entendimento do direito tributário. Direito judiciário ou processual: na presença de litígios de direito tributário na justiça. Direito penal.
Fontes do direito tributário
Fontes materiais: exprimem situações ou fatos tributários que inspiram o legislador a regulamentar, por exemplo: a renda, a transmissão da propriedade, os serviços etc. Fontes formais: são as regras ou normas jurídicas, as quais são dotadas de forma legislativa, podendo estas ser primárias ou secundárias.
Fontes formais primárias
1. Constituição Federal: é a maior fonte formal do direito tributário; dedica a este ramo: a) os princípios gerais; b) os princípios específicos que limitam o poder de tributar; c) as competências tributárias; d) a repartição das receitas tributárias.
2. Emendas constitucionais.
...