OS SUBENTENDIDOS E PRESSUPOSTOS
Por: ZeAndrade • 2/5/2017 • Bibliografia • 1.725 Palavras (7 Páginas) • 607 Visualizações
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UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Profa. Mestra Denise Duarte Moreira Falcetta
Alex Belo RA: B54EHA-6
Hugo Silva Ferreira Junior RA: B5359H-8
José Andrade de B. Júnior RA: B53DAI-9
Juliana Quintino de Oliveira RA: B43GCF-3
Leide Cristina Barboza RA: B299DC-1
Ruanna Mayra de Sousa RA: B444DH-9
SUBENTENDIDOS E PRESUPOSTOS
SÃO PAULO
2012
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UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Profa. Mestra Denise Duarte Moreira Falcetta
Alex Belo RA: B54EHA-6
Hugo Silva Ferreira Junior RA: B5359H-8
José Andrade de B. Júnior RA: B53DAI-9
Juliana Quintino de Oliveira RA: B43GCF-3
Leide Cristina Barboza RA: B299DC-1
Ruanna Mayra de Sousa RA: B444DH-9
SUBENTENDIDOS E PRESUPOSTOS
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Comunicação e Expressão, do curso de Ciências contábeis, turno noite, da Universidade Paulista - Unip ministrado pela professora: Denise Duarte.
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Questões 5
Conclusão 10
Referência 11
1. Introdução
O trabalho aborda a análise de algumas músicas no que diz respeito às informações implícitas presentes em letras musicais. Foi escolhida uma música com conteúdo cultural cujo objetivo é transmitir mensagens aos ouvintes. Mensagens estas, que são divididas em duas partes, sendo que a primeira trata-se do pressuposto, que são idéias não expressas de forma explicitas, porém o leitor pode perceber a partir de palavras ou expressões contidas na frase. A segunda se trata do subentendido, que são insinuações escondidas por traz de uma afirmação. O subentendido sugere, mas não diz, o pressuposto é algo dado como indiscutível.
Foram analisadas músicas compostas em épocas diferentes, onde os respectivos contextos demonstravam a situação da sociedade na época descrita. A partir destas analises, foi possível identificar quais eram as mensagens que os autores queriam transmitir à sociedade.
2. Questões
1) Em grupos, leiam as letras das músicas, destacando em cada uma delas:
a) 2 (dois) pressupostos
b) 2 (dois) subentendidos
Expliquem o que querem dizer.
Chico Buarque / 1970 – Apesar de você
Pressuposto
Hoje você é quem manda
Falou tá falado.
Explicação: Que alguém tem uma autoridade incontestável.
Pressuposto
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro.
Explicação: Que ele está sofrendo com a situação.
Subentendido
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu.
Explicação: Que as pessoas estão sendo coagidas, oprimidas, naquela época por um governo autoritário e ditador, onde o povo não tinha vez.
Subentendido
Apesar de você
Amanha há de ser
Outro dia
Explicação: Que as coisas não andam bem, porém mantem a esperança de que tudo vai melhorar.
Gilberto Gil / Chico Buarque – Cálice (1973)
Subentendido
Pai, afasta de mim esse cálice
Explicação: O verso sintetiza uma súplica por algo que se deseja ver longe, O objeto de tal rejeição, na música, é o cálice que remete a forma imperativa do verbo calar, “cale-se”, representando toda a essência autoritária do regime militar que impunha o silêncio de ideologia.
Subentendido
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano.
Explicação: Representa a dificuldade de aceitar passivamente as imposições do regime e permanecer calado diante de fatos ocasionados pela ditadura.
Pressuposto
Quero inventar o meu próprio pecado.
Explicação: A necessidade de inventar um pecado.
Pressuposto
Quero morrer do meu próprio veneno.
Explicação: Sofrer consequências de seus devidos atos.
Geraldo Vandré – Pra não dizer que não falei das flores (1968)
Pressuposto
Somos todos iguais, braços dados ou não.
Explicação: Que somos todos iguais, independente de opiniões.
Pressuposto
Aprendendo e ensinando uma nova lição.
Explicação: A necessidade de renovar.
Subentendidos
Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão.
Explicação: Soldados estavam sempre armados e dispostos a prender os manifestantes e levá-los para as salas do DOPS, porém, muitos pareciam alienados, não sabiam direito o que acontecia ou fingiam não saber, para quem sabe assim se redimir da culpa de tantas mortes e “desaparecimentos” da época. Mas tinham famílias, namoradas, mãe, irmãos podiam sim ser amados por alguém ou então odiados por todos. Muitas manifestações foram, sobretudo contra a violência dos policiais.
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