Os Fundamentos da Administração
Por: pripri0101 • 9/6/2021 • Trabalho acadêmico • 2.770 Palavras (12 Páginas) • 696 Visualizações
AVALIAÇÃO: AV1( X ) AV2( ) AV3( ) | ||
DISCIPLINA: Fundamentos da Administração | ||
NOME: | MATRÍCULA: | |
UNIDADE: | TURMA: | |
NOTA: | RUBRICA DO PROFESSOR: |
Texto 1 - Algumas empresas com espírito inovador estão subvertendo a lógica tradicional da indústria. No lugar de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), lotados com técnicos e pesquisadores altamente especializados, elas contam com ideias de pessoas que chegam do mundo todo, via Internet. Um modelo adotado por uma empresa americana chama a atenção: qualquer pessoa, com a contribuição de 10 dólares, pode lançar uma proposta de produto, que será submetida a um fórum de mais de 200 000 colaboradores virtuais. Na sede da empresa, onde trabalham 78 pessoas, os protótipos dos produtos são confeccionados em plástico, em impressoras 3D, e o processo de aperfeiçoamento dos protótipos conta, também, com a colaboração dos voluntários da rede. Os modelos finais são produzidos em fábricas chinesas. Os inventores e os internautas que palpitaram compartilham o equivalente a 30% das vendas, conforme sua participação no processo. A empresa foi criada com o aporte de 15 milhões de dólares angariados em fundos de capital de risco, conta com um portfólio de produtos com expressivos volumes de vendas e tem cerca de 70 projetos em fase final de desenvolvimento. Cada um dos projetos é controlado por funcionários da empresa e tem prazo para acabar – não mais que seis semanas. Todavia, novos modelos de negócios trazem novos desafios, como a complexidade das questões relacionadas à propriedade intelectual e à democratização da produção caseira de produtos, propiciada pela expansão da oferta de impressoras 3D.
Questão 1 – Utilizando exemplo do texto acima, disserte sobre a Função Planejamento ressaltando sua importância na Gestão nos dias atuais (contemporânea).
Sabemos que o Planejamento é uma das Funções da Administração, além da Organização, Direção e Controle, que representa as 4 funções administrativas. O Planejamento compreende a definição dos objetivos organizacionais. Seu processo abrange a tomada de decisões sobre qual padrão de comportamento a organização pretende seguir, ou seja, quais produtos e serviços ela pretende oferecer, e quais mercados e clientes pretende atingir. Ele tem como foco o futuro da organização. Em Administração, há diferentes enfoques sistemáticos de Planejamento e Gestão para resolver as incertezas, novidades e a complexidade nos ambientes interno e externo das organizações. Ele tem como objetivo antecipar as situações previsíveis, predeterminar os acontecimentos, preservar a lógica entre eventos e procurar informações para interpretar precisamente os objetivos, na intenção de estabelecer previsões e alternativas para a predominância da ação. Divide-se em três níveis: plano estratégico, plano tático e plano operacional. O Plano estratégico é relativo à organização de forma geral e de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa. Este plano tem a finalidade de estabelecer a melhor direção a ser seguida, com o objetivo de se relacionar com o ambiente, trabalhando de forma inovadora e com características singulares. O Plano tático tem como objetivo aprimorar as áreas de resultado de forma individual. Por isso, trabalha com a decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no plano estratégico. Já o Plano operacional pode ser considerado uma formalização realizada por meio de documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e da implantação estabelecida. Este plano orienta a atribuição de recursos para cada parte do plano tático.
Toda organização tem um objetivo a cumprir e a missão é a “razão de ser da empresa”. E a visão de uma organização deve retratar um estado futuro desejado. Como vimos no texto 1 algumas empresas com espírito inovador estão subvertendo a lógica tradicional da indústria. No lugar de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), lotados com técnicos e pesquisadores altamente especializados, elas contam com ideias de pessoas que chegam do mundo todo, via Internet. Assim, percebemos que o Planejamento permite que a empresa sofra menos impactos com mudanças no mercado, reduzindo incertezas e evitando desperdícios, pois ações e recursos estarão bem direcionados. Os objetivos definidos nos planos serão os parâmetros para o controle da organização. Portanto, o conceito de Administração Estratégica (AE) evoluiu muito nos últimos anos e, podemos considerar a estratégia como a seleção dos caminhos para alcançar objetivos. Ela visa cumprir objetivos, mediante à utilização dos recursos, capacidade e competências das empresas. Assim, entendemos que estratégias são ações efetivas para o alcance de objetivos. Neste sentido, ela diz respeito à gestão de ações efetivas para atingir objetivos, o que leva as empresas a obterem os resultados desejados. é um processo contínuo que mantém uma organização integrada ao seu ambiente empresarial. A maneira como funciona a AE é de responsabilidade do principal dirigente da empresa, sendo ele considerado o responsável pelo sucesso das estratégias. Além disso, normalmente, a AE envolve outros colaboradores de vários níveis e diversas áreas, fazendo com que as decisões estratégicas sejam tomadas em conjunto como nos mostra o texto 1.
Questão 2 – Dando exemplo do texto acima, explique as Fases da Administração Estratégica.
No processo da Administração Estratégica, ou seja, a maneira pela qual ela é desenvolvida compreende-se cinco etapas: Análise do ambiente; estabelecimento de diretriz organizacional; formulação de estratégias; implantação das estratégias; e controle das estratégias. Na Análise do Ambiente nos reportamos a fatores externos e internos, que influenciam na realização dos objetivos da organização. Monitorar o ambiente externo é fundamental, portanto, pois serão identificados os riscos (ameaças) e oportunidades atuais e futuras. A análise do ambiente interno da empresa irá tornar claras suas fragilidades (pontos fracos), assim como suas potencialidades (pontos fortes).
...