Políticas Publicas e direitos de pessoas com Deficiência
Por: 01112014 • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 558 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
Resenha sobre Políticas Publicas do direito a inclusão de Pessoas com Deficiência
Lançado recentemente pela Juruá, políticas publicas de direito a inclusão da pessoa com deficiência é o primeiro livro do autor Lucas Emanuel Ricci Dantas trazendo para os leitores uma obra que da inicio a um avanço nesse assunto. Esta obra nos faz entender e querer ir mas afundo sobre esta questão.
O livro de Lucas Emanuel trás a presente obra que se preocupa em trabalhar a inclusão da pessoa com deficiência através de uma perspectiva da sociabilidade, buscando o encontro do direito com o tema políticas publicas, buscando com isso propiciar uma nova conceituação de políticas publicas que incentiva a ética da alteridade fomentando a inclusão da pessoa com deficiência.
Através de uma leitura a esta obra iremos nos deparar com temas atuais em relação à pessoa com deficiência, que nos apresenta os seguintes temas: A Pessoa com deficiência e os Direitos Humanos, filosofia e ética aplicada à inclusão social da pessoa com deficiência, educação e direitos humanos dentre outros.
O principal mérito do livro é que traz aos leitores informações que por muitas vezes são desconhecidas tanta para pessoas com deficiência como as que não são. Escrito em um estilo claro e muito objetivo e de fácil leitura e compreensão trazendo informação de grande valia.
O autor aponta leis que regem esta política e também o papel do estado para que tais políticas sejam colocadas em ação. Na visão do autor a educação e o grande começo para que haja mudanças e aplicação dessas políticas, ele acredita que por meio da educação, a pessoa com deficiência vai requerer os seus direitos perante o Estado Democrático e que também a pessoa sem deficiência vai reconhecer que o deficiente tem direitos e o vai respeitar em sua dignidade.
Lucas acredita que não há como resolver o problema da inclusão das pessoas com deficiência por meio de medidas paliativas, pela caridade individual ou por meio de medidas do terceiro setor: Deve ser buscada a mudança do pensamento social, com balizas nos três primeiros artigos da constituição Federal. A eliminação do preconceito, a efetividade da dignidade da pessoa humana, a solidariedade, entre outros ditames constitucionais só podem ser almejados pela inserção critica do cidadão na sociedade, promovendo reconhecimento realidade e o engajamento propício para efetividade de direitos.
Vivemos em uma sociedade que onde a o preconceito muito grande com uma pessoa que porta alguma deficiência, a realidade social vivida por essas, está distantes do que lemos ou observamos. Cabe ao direito constituir um elo que diminua o vale existente entre a realidade social e norma.
Enfim ainda é preciso muito trabalho e conscientização para que haja mudança e aplicação dessas políticas publicas e direito a pessoa com deficiência, porem essa conscientização não deve ser feita apenas nas escolas, mas deve acontecer na vida social de nossas crianças, a formação familiar e espiritual e de suma importância para ética e respeito e conhecimento de um assunto que faz parte do nosso cotidiano.
...