Princípios Contábeis
Por: rafaela.sales8 • 12/3/2018 • Ensaio • 639 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
PRINCIPIOS CONTABEIS
- __________, por meio de _________.
- Congresso Nacional – Resolução
- Câmara Federal – Lei
- Presidente da República – Decreto
- Conselho Federal de Contabilidade – Resolução
2. Relativamente à classificação das Normas Brasileiras de Contabilidade, encontramos os prefixos “NBC-T” e “NBC-P”, que significam, respectivamente, fixarem critérios:
- Totais – parciais
- Técnicos – profissionais
- Teóricos – práticos
- Temporários – permanentes
3. As mudanças nos ativos, passivos e na expressão contábil do patrimônio devem ser reconhecidas formalmente nos registros contábeis logo que ocorrem, ainda que valores sejam estimados e as provas documentais, posteriormente complementadas:
- Da competência
- Da entidade
- Da oportunidade
- Da informação
- Atos e fatos aleatórios
4. O critério do menor valor para os itens do ativo e da receita e o de maior valor para os itens do passivo e da despesa, com os efeitos correspondentes no patrimônio líquido, serão adotados para o registro, diante de opções na escolha de valores:
- Da informação
- Da uniformidade
- Da integração
- Da prudência
- Entidade
5. (Analista_Técnico_Susep/ESAF/2010) – A legislação vigente sobre as sociedades anônimas estabelece o que deve ser computado na determinação do resultado do exercício. Diz a lei que devem ser incluídas a receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda, bem como os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
Ao analisar essa determinação, pode-se dizer que, com ela, a lei está consagrando o princípio contábil.
- Da Oportunidade
- Da Realização da Receita
- Da Prudência
- Da Igualdade Contábil
- Da Competência
6. (TRF_4/Analista _Contábeis/FCC/2010) – O princípio contábil que se relaciona diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, além de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultados é o Princípio.
- da Continuidade
- do Registro pelo valor original
- da Oportunidade
- da Entidade
- da Prudência
7. (SEFAZ_SP/APOFP/ESAF/2010) A integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram, está relacionada ao Princípio Fundamental de Contabilidade da:
- Entidade
- Oportunidade
- Continuidade
- Prudência
- Competência
8. (Q035 – PROVA MARÇO CFC 2012) Aproveitando o desconto fornecido para pagamento antecipado do imposto em cota única, uma sociedade empresária efetuou, em janeiro de 2012, o pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores – IPVA incidente sobre os veículos de sua propriedade e relativo ao ano de 2012. Os veículos são utilizados para entregas das mercadorias vendidas aos clientes. O registro do imposto pago foi efetuado a débito de conta de despesa a parcela relativa ao mês de janeiro, e a débito de conta de ativo o montante relativo aos demais meses. De acordo com a Resolução CFC n.º 750/93, o princípio que justifica o registro descrito de apenas uma parcela do valor pago em conta de despesa é o
...