TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade e Estatistica

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos, dentre os quais se incluem: os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.

Resíduos Perigosos

Os resíduos perigosos é um resíduo ou uma combinação solida que em virtude quantidade, concentração ou características físicas, químicas e infecciosas causam o aumento da mortalidade ou causam doenças extremamente complicadas quando armazenado, usado, tratado de maneira impropria, são nocivos à saúde dos seres humanos e meio ambiente tanto no presente quanto no futuro.

Os resíduos perigosos podem ser:

• Resíduos biomédicos: são resíduos de hospitais, farmácias, laboratórios, tem característica patológica e infecciosa.

• Resíduos Químicos: são as substancias que são produzidas pela indústria.

Disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos

A maneira mais correta e sensata seria o tratamento do resíduo ou a disposição correta desses materiais, mas não é sempre que isso acontece, na maioria das vezes esses resíduos são despachados no meio ambiente sem o devido tratamento, causando danos.

A maneira mais comum de Disposição de resíduos perigosos no solo são os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços. A grande preocupação com essas disposições é a poluição das áreas aquíferas, pois muitas vezes não são protegidas corretamente pelos sistemas de armazenamento não sendo feito a adequada impermeabilização. No caso de injeções em poços isso não é valido, pois ela polui diretamente os aquíferos, a forma de disposição em tambores também causa danos, pois com o passar dos tempos ele se deterioram e espalham os resíduos no meio ambiente.

Essas formas de disposição por não serem 100% eficazes uma vez que não diminuem a periculosidade não são totalmente recomendadas.

O Tratamento de resíduos nada mais é que transformar o resíduo em materiais menos perigosos aos seres humanos e ao meio ambiente.

Tratamento biológico: os compostos químicos são muito resistentes ao meio ambiente, pois esses organismos não produzem enzimas necessárias destruir essas substancias. O processo usado para tratar resíduos perigosos com sucesso tem sido lodos ativados e filtros biológicos, esse método tem dado um resultado satisfatório em fenóis, óleos e resíduos de refino de petróleo, mas não alcançou o mesmo resultado em resíduos que contem metais pesados.

Tratamento físico-químico: consiste em separar a base aquosa para serem tratados posteriormente através da adsorção por carvão ativado, destilação, troca iônica, eletrodiálise, osmose reversa e recuperação de solventes, dependendo de estudo para saber qual a melhor forma para o tratamento.

Tratamento químico: a base dele são as reações químicas, como a remoção de metais pesados, oxidação e redução de compostos, etc. Em São Paulo através de estudos da Cetesb em julho de 1990, os resíduos perigosos industriais são descartados desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com