Problemas na constituição de uma empresa - TCC
Por: Dayane Santos • 1/12/2015 • Monografia • 4.843 Palavras (20 Páginas) • 630 Visualizações
Ariane Gonçalves Pereira da Silva
Daiane Silva Santos
Guido Nachbar Gregório
Problemas na Constituição de uma empresa: Falta de planejamento e Morosidade em obter licenças
Cotia - SP
2015
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção título de Bacharel em Ciências Contábeis. Qualquer citação atenderá as normas da ética científica.
Monografia apresentada em ____/____/____
Orientador (a) Prof.(a). Titulação. Nome do Orientador
1ª Examinador (a) Prof.(a). Titulação. Nome do Examinador
2ª Examinador (a) Prof.(a). Titulação. Nome do Examinador
Coordenador (a) Prof.(a). Titulação. Nome do Coordenador
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apontar os principais problemas na constituição de uma empresa assim como orientar o futuro empreendedor a minimizá-los. O prazo para abertura de uma empresa varia de um estado para o outro, no Estado de São Paulo que será o nosso foco, consegue-se abrir uma empresa em até 48 horas, mas é a partir do registro da empresa nos órgãos competentes que começam surgir os principais problemas por isso a escolha pelo tema “Problemas na constituição de uma empresa”, no decorrer do trabalho faremos um estudo de caso de uma empresa de transporte logístico, situada no município de Cotia, cujo nome manteve como confidencial, por questões éticas.
Palavras Chave: Problemas; Constituição; Empreendedor.
ABSTRACT
The present work aims to point out the main problems in the Constitution of a company as well as guide the future entrepreneur to minimize them. The deadline for opening a company varies from one State to the other, in the State of São Paulo that will be our focus, you can start a business within 48 hours, but it's from the company registry in the competent bodies that begin the main problems arise so the choice by the theme "problems in the Constitution of a company" in the course of the work we will do a case study of a logistical transportation company, situated in the municipality of Cotia, whose name remains confidential, ethical issues.
Keywords: Problems; Constitution; Entrepreneur.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
1.1 OBJETIVOS 9
2 Pergunta Problema 9
3 A importância do planejamento 9
4 Verificações obrigatórias anteriores à constituição de empresa. 11
4.1 Sócios/Titulares. 11
4.2 Sede da Empresa 11
5 Morosidades nos processos – Possíveis causas 13
6 Faltam profissionais qualificados 14
7 O que é exigência? 16
8 Licenças – Penalidades 16
9 Estudo de Caso 20
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24
11 REFERENCIAS 25
1 INTRODUÇÃO
O crescente desencontro de informações, a falta de planejamento, a falta de profissionais públicos qualificados para tais funções, são fatores decisivos para o bom desempenho de um novo negocio e para regularização daqueles que já existem.
Hoje abrir uma empresa esta menos burocrático e menos demorado, comparado a alguns anos atrás, o tempo mínimo chega a ser 48 (quarenta e oito) horas, quando se trata de processos de abertura de empresas protocolados em postos credenciados da Junta Comercial do Estado de São mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100,00 (Cem reais) por ato protocolado.
Muitos desses processos demoram mais tempo e na maioria dos casos devido exigências que muitos empreendedores desconhecem e passam despercebidos pelos profissionais contábeis que montam os atos, mediante esses problemas surgiu à necessidade de fazer um levantamento das possíveis causas das “exigências” nos órgão responsáveis, assim como orientar os empreendedores sobre os cuidados necessários no planejamento e regularização de seus negócios.
Segundo estatística coletadas através do site IBPT – Instituto brasileiro de planejamento e tributação, até a data da pesquisa 25/09/2015, o Brasil tinha cerca de 18.248.677 (dezoito milhões e duzentos e quarenta e oito mil e seiscentos e setenta e sete) empresas ativas, números que crescem diariamente com abertura de novos negócios de diversos tipos jurídicos e ramo de atividades, dentro dessa estatística o setor de serviços representa uma fatia de 47,96% das empresas ativas como demonstrado no gráfico abaixo:
Fonte: www.empresometro.com.br/Site/Estatisticas
No primeiro semestre de 2014 foram abertas 240.282 empresas, o que representa uma queda de 13,1% em comparação a igual período de 2013, quando foram abertos 276.375 novos empreendimentos. Na análise da série temporal de 5 anos (2010-2014), apenas 2011 registrou crescimento no número de novas empresas. A queda de 2014 em relação a 2010 é de 24,18%, o que significa que deixamos de criar uma em cada quatro novas empresas que foram criadas no mesmo período de 2010.
Como podemos observar nos dados coletados
...