Procedimentos de auditoria
Pesquisas Acadêmicas: Procedimentos de auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 78910111213 • 27/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.347 Palavras (10 Páginas) • 414 Visualizações
INTRODUÇÃO
As contas do passivo fornecedor e contas a pagar são auditadas com o intuito de constatar se todas as dívidas da entidade foram devidamente registradas na contabilidade, avaliando se os controles internos estão organizados de forma a assegurar a correta contabilização de todas as obrigações da empresa. Igualmente importante é analisar se, além de estarem contabilizadas corretamente, elas são realmente devidas.
Essas contas são obrigações e estão classificadas no balanço patrimonial nos grupos do passivo circulante e representam as fontes de recursos e de reivindicações de terceiros contra os ativos da empresa.
Os principais erros no passivo circulante decorrem de subavaliação, valores fictícios, omissões, acréscimos falsos e simulações. Tais erros destinam-se também a verificar falências, concordatas, desvio de numerários, etc.
A auditoria dos passivos visa determinar se os passivos são realmente pertencentes à empresa, se os princípios contábeis foram colocados em prática, se existem ativos garantindo ou vinculados aos passivos e se a classificação dos passivos no balanço patrimonial foi efetuada corretamente.
Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas, e abrangem testes de observância e testes substantivos.
AUDITORIA DO PASSIVO
O passivo de uma empresa consiste em obrigações que deverão ser pagas em dinheiro, bens e serviços, a curto ou a longo prazo.
Essas obrigações são geralmente provenientes da aquisição de ativos, de empréstimos obtidos, da venda de bens ou serviços para entrega futura, ou simplesmente decorrentes de despesas incorridas, e não pagas pela empresa, devendo ser classificadas no passivo circulante ou no exigível a longo prazo, conforme os respectivos prazos de vencimento.
O PRICIPAL OBJETIVO DA AUDITORIA DO PASSIVO É VERIFICAR SE:
Todas as exigibilidades estão corretamente descritas e classificadas no balanço;
Todas as exigibilidades representam passivos incorridos até a data do encerramento do exercício;
Todo o passivo contingente está devidamente apresentado nas demonstrações financeiras;
Todos os ativos dados em garantia ou de outra forma caucionados estão devidamente representados nas demonstrações financeiras;
Cláusulas restritivas ou outros dados importantes, constantes de contratos de empréstimos ou financiamentos, estão apresentados nas demonstrações financeiras ou notas explicativas;
Todos os passivos contraídos após a data do encerramento do exercício estão fora do balanço sob exame.
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA:
Efetuar contagem física das contas a pagar;
Confirmar as duplicatas junto a fornecedores, por meio de carta de circularização;
Examinar a conta razão de valores a pagar;
Verificar a existência de passivos não registrados;
Fazer o relacionamento entre estoques e fornecedores;
Examinar a correta classificação das contas bem como a observância aos princípios fundamentais de contabilidade.
Outros.
OBRIGAÇÕES (Fornecedores e Contas a Pagar)
Fornecedores
A auditoria em Fornecedores visa examinar, classificar e revisar faturas e documentos pertinentes à conta fornecedores, através de procedimentos elaborados e pré-determinados. Foram levantados erros e sugestões de melhoria para o processo.
A auditoria de fornecedores tem a finalidade de:
Determinar se são pertencentes a companhia;
Determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade;
Determinar se foram corretamente classificados nas demonstrações financeiras.
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Os procedimentos de auditoria a serem utilizados pelo auditor para a obtenção dos objetivos são dependentes da avaliação do controle interno e da materialidade envolvida.
Seguem as etapas do procedimento:
Exame físico: contagem das contas a pagar
Confirmação: confirmação dos fornecedores
Documentos Originais: exame documental das faturas/ notas fiscais
Cálculo: soma da composição dos fornecedores
Escrituração: exame da conta de razão de fornecedores
Investigação: exame minucioso da documentação de compras, do passivo com saldos devedores
Inquérito: inquisição sobre a existência de fornecedores não registrados.
Registros Auxiliares: exame do razão analítico de fornecedores
Correlação: correlação entre os estoques e fornecedores
O exame de auditoria na área de fornecedores tem por finalidade atingir os objetivos previamente determinados. Dessa forma, o programa de auditoria deve ser desenhado com o intuito de evitar trabalhos desnecessários ou que não atendam aos objetivos definidos.
Uma vez definido o programa de auditoria, durante a execução do trabalho o auditor deve estar alerta para evitar possíveis trabalhos desnecessários ou deixar de realizar trabalhos não programados, porém importantes. Caso isto venha a ocorrer, o programa deverá modificado para atender a eventuais trabalhos não programados.
A seleção e a data da aplicação dos procedimentos de auditoria devem ser definidas visando à efetividade do controle interno e à materialidade envolvida e, assim sendo uma vez que o controle tenha sido julgado como adequado, os exames de auditoria podem ser realizados em data intermediária à do encerramento,
...