Psicologia Laranja mecânica
Por: Elaruany • 4/6/2015 • Resenha • 754 Palavras (4 Páginas) • 905 Visualizações
ANÁLISE DO FILME “LARANJA MECÂNICA” SOB O FOCO DA TEORIA BEHAVIORISTA
I. INTRODUÇÃO
O behaviorismo, também denominado comportamentalismo ou análise funcional do comportamento, é uma escola de psicologia cujo nome se origina da palavra inglesa behavior, que significa comportamentarismo.
Segundo Pavlov, considera o organismo dotado de uma série de resposas, tendencias ou reações que, diante de estimulos apropriados, naturais ou incondicionados, conduzem esse organismo a uma ação, emitindo determinada resposta.
Lee Edward Thorndike, na teoria conexionista da aprendizagem considera a conexão resultante da associação dentre estímulos ( S) e resposta (R). Esse esimulo seria qualquer estado de coisas ou fatos que influenciam uma pessoa; a resposta seria qualquer condição ou estado de coisas dentro do organismo.
Watson, integrou diferentes contribuições e, com base no determinismo, no empirismo e no reducionismo. O objetivo deste estudo seria não mais a consciência, mas o comportamento, observável diretamente e explicável como resposta do organismo a modificações ambientais ou estímulos.
Watson, com seus estudos ficou identificado atualmente como behavionsmo Metodológio, que propõe por meio da manipulação dos estímulos ambientais, a planejar e formar seres humanos.
Ou seja, todos esses filosóficos, de uma forma ou outra favoreceram para que esta parte da psicologia a desenvolver.
II. DESENVOLVIMENTO
Analisar o filme mostrando procedimentos utilizados pela teoria behaviorista, tais como:
• Condicionamento operante
A contigüidade temporal entre a resposta e o reforço é fundamental para
que o processo de condicionamento ocorra e a resposta seja fortalecida.
No filme esse condicionamento fica claro quando Alex, vai preso deixando então sua liberdade para enfim mudar seus velhos costumes e tornar-se um cidadão de bem.
• Reforço positivo
É um estímulo que aumenta a frequecia da resposta
quando ocorre contingentemente a ela. Ou seja, é quando Alex esta meramente “apaixonado” pela bíblia, sendo assim aparentemente um reforço positivo para mudança de suas atitudes. O estimulo e o reforço era o apoio e a atenção do Padre.
• Reforço negativo
É um estimulo que aumenta a freqüência da resposta, quando elimitando
contingentemente à sua emissão. Alex não perde seus desejos, porém, toda vez que eles eclodem ele é punido sentindo ância de vomito não conseguindo tomar nenhuma atitude.
• Reforço secundário
É um estímulo que, por ter associado a um reforço primário, adquiriu a capacidade de se condicionar.
• Reforço generalizado
Quando emparelhados com muitos outros, tornam-se reforçadores
Generalizados, como o dinheiro e a aprovação social.
Neste caso, a aprovação social não ocorreu de fato com Alex pois ninguém acreditava que ele s tornaria um cidadão de bem. Mesmo demonstrando que não conseguia fazer mal ninguém depois do tratamento em Ludovico.
...