TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso Avaliação de Empresas, Fusões e Aquisições

Por:   •  26/4/2021  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Resenha Crítica de Caso

Mauricio de Lima Gonçalo

                                                      Trabalho da disciplina

Avaliação de Empresas, Fusões e Aquisições

                                                      Tutor: Prof. Katia Pinto da Silva

Recife, PE

2021


Reflexo das operações de fusões e aquisições nos indicadores financeiros

das empresas brasileiras de capital aberto

Nos últimos anos, a sociedade e as organizações passaram por frequentes transformações, tais como as socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas decorrentes do efeito da globalização. O século passado foi marcado por grandes desdobramentos na indústria internacional e nacional, culminando em uma indústria avançada e direcionada para o desenvolvimento tecnológico.

As empresas buscam, cada vez mais, um diferencial para obter vantagem competitiva e para superar obstáculos. Entre os variados tipos de estratégia adotadas por essas empresas, é possível encontrar a redução dos custos de transação e a busca pela economia de escala e escopo, conforme ocorre nos processos de fusões e aquisições (F&A).

O termo fusões e aquisições (F&A) compreende o conjunto de medidas de crescimento externo ou compartilhado de uma corporação que se concretiza por meio da “combinação de negócios” e de reorganizações societárias. Desse modo, a Lei 6.404/76 Lei das Sociedades por Ações referem-se como operação de natureza jurídica (fusão, incorporação e cisão) pelas quais sociedades são modificadas formalmente, mas que podem ser feitas independentemente de aquisição de controle.

As companhias abertas, no aspecto regulamentar das combinações de empresas são de competência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) expressos nos artigos 226, § 3◦ e 254, e também, no pronunciamento técnico CPC 15 estabelece os aspectos contábeis

que devem ser observados pela empresa adquirente no que se refere à mensuração do valor justo dos ativos identificáveis e passivos assumidos e ao reconhecimento e à mensuração do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) ou ganho em compra vantajosa, além das informações acerca da operação que devem ser evidenciadas em notas explicativas.

        Assim, com mercados mais competitivos, as empresas passaram a buscar nessas operações aspectos como ganhos de escala, ampliação de atuação geográfica, novos produtos, mercados e tecnologias, tendo em vista, obtenção de sinergia (é a capacidade que uma combinação de empresas tem de torná-las mais lucrativas do que quando comparada com a soma dos lucros das entidades consideradas individualmente).

        Os resultados das empresas que aderiu processo F&A, os índices de sinergia foram apresentados por medidas da evolução dos Custos e Despesas Administrativas, também, na Receita Liquida, além da Rentabilidade do Patrimônio Líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com