Resenha Crítica sobre aprendizagem autônoma
Por: Dyennifer Nunes • 12/4/2019 • Resenha • 470 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Nome
Resumo do texto “Aprender a ser pesquisador”
Ituiutaba – Minas Gerais
2019
Resumo do texto “Aprender a ser pesquisador” do autor Antonio Carlos Ribeiro da Silva
O texto “Aprender a ser pesquisador” tem como tema principal o aprendizado autônomo, o autor demonstra a importância do aprender para o aluno, de modo que cada indivíduo tem a responsabilidade e a capacidade de potencializar o aprendizado. Segundo o autor, a prática de pesquisar atual é mecanizada, passiva, autoritária e competitiva, o que não estimula em nada a construção do conhecimento por cada indivíduo.
Para o autor, um profissional da área de Contabilidade, o aluno deve ter atitude ativa a fim de que o aprender não seja um simples método de repetição e não dependendo apenas da explicação do professor. O texto aponta os três componentes essenciais e interligados para formar um bom pesquisador, eles são: o saber, referindo ao conhecimento adquirido pela vivência e pelo raciocínio do aluno em diversas situações.
O segundo componente interligado ao primeiro é o saber fazer, o conhecimento aliado a habilidade do aluno e o último é o querer onde o desejo ou a vontade de aplicar algo é de fundamental importância para que se obtenha sucesso na pesquisa. Estes componentes têm a necessidade do hábito da leitura para potencializar o aprendizado do pesquisador. O autor orienta aos alunos selecionar e organizar os seus materiais de estudo, como o Ensino Superior precisa que o aluno tenha seriedade, responsabilidade, autodisciplina e dedicação para alcançar o sucesso na Universidade.
Em uma parte do texto, o autor apresenta dicas ao leitor sobre como realizar uma leitura eficaz e apresenta quais os tipos de análises de texto que podem ser feitas pelo aluno: análise textual, temática e interpretativa. A análise textual é o primeiro contato do leitor com o texto, uma visão global do texto lido, percebendo o estilo, o vocábulo, as ideias centrais do autor e os elementos importantes. Através da análise temática é possível identificar o que aborda o texto estudado e elaborar um resumo.
Já a análise interpretativa é quando o aluno se apropria do conhecimento através da compreensão objetiva da mensagem transmitida pelo autor e captada pelo leitor nas entrelinhas do texto, o leitor explora todas as ideias expostas do texto associando com outras ideias semelhantes levando uma reflexão do leitor.
O leitor se torna um coautor, formulando uma ideia crítica sobre o tema abordado e como o autor empregou este no texto de forma clara e objetiva. Afinal, o autor demonstra que o estudo é uma aventura prazerosa, basta o aluno exercer com dedicação o ato de aprender. A aprendizagem autônoma que todo indivíduo precisa possuir para caminhar nos estudos e obter sucesso tanto pessoal quanto profissional.
Referência Bibliográfica:
RIBEIRO DA SILVA, Antonio. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 2010.
...