Resumo Auditoria Contábil
Por: alinerecados • 2/3/2017 • Resenha • 1.399 Palavras (6 Páginas) • 1.034 Visualizações
AUDITORIA – RESUMO PARA P1
Normas de auditoria
Princípios fundamentais e requisitos necessários para a condução de uma auditoria com qualidade e consistência.
São emitidas pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e Ibracon (Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes).
Processo de auditoria
- Planejamento: testes de observância, avaliação de Controle Inerente, riscos de auditoria, revisão analítica.
- Procedimentos de auditoria: testes de transações, testes de saldos.
- Emissão do parecer
- Procedimentos de auditoria (NBC TA 500, 501, 505 e 520)
Conjunto de técnicas utilizadas pelo auditor para a obtenção de evidência apropriada e suficiente.
Circularização Indagação Procedimentos Inspeção Recalculo Reexecução Observação
- Confirmação externa / Circularização: é a confirmação com 3ºs, através de envio de correspondência para alguns dos stakeholders da empresa (advogados, banco, clientes, fornecedores, etc) para confirmar saldos de contas e relações com 3ºs.
Exemplos: dinheiro em banco, estoque 3ºs., duplicatas a receber de clientes, fornecedores a pagar.
As cartas são enviadas direto para o auditor, sem passar pela empresa auditada. Ela pode ser:
Positiva em Branco: pede o saldo e solicita resposta para o auditor
Positiva em preto: informa o saldo e solicita que o circularizado confirme o saldo apresentado.
Negativa: informa o saldo e se não tiver resposta, entende que está correto.
- Indagação: não tem NBCTA, a mais próxima é a 500. As respostas podem ser orais ou escritas e geralmente são confirmadas com outros procedimentos. É usada em praticamente todas as áreas.
Exemplos: todos os casos têm indagação.
- Inspeção: exame físico dos documentos, registros ou ativos para confirmar a existência de autorização de compra ou existência de um ativo. Lembrando que confirma a existência e não a propriedade, por isso pode ser necessária outros procedimentos:
Confirmar se os funcionários em folha existem, confirmar valor do produto com o da nota, verificação de contratos, etc.
Exemplos: compra de matéria prima, pagamento de empréstimo, títulos representativos dos investimentos, despesa de limpeza, duplicatas a receber de cliente, despesa de propaganda.
- Observação: o auditor observa de forma independente, aquilo que está sendo feito pelo pessoal da entidade. A observação geralmente ocorre em contagens físicas de estoque, bens imobilizados e de outros itens.
Exemplos: dinheiro em caixa, estoque armazenado na empresa, estoque em poder de 3ºs, bens de ativo imobilizados.
- Recálculo: aplica esse procedimento sempre que o auditor precise concluir sobre a exatidão do cálculo realizado pela administração. Ex: recalculo de amortização, recalculo de provisões de férias, etc.
Exemplos: avaliação de estoques, amortização de despesas antecipadas de seguro, depreciação do ano, despesas de salários, diferença de câmbio de empréstimo em moeda estrangeira, pagamentos de empréstimos, avaliação de investimento, duplicatas a receber de clientes, aplicação financeira, dividendos, amortização de pesquisa tecnológica.
- Reexecução: é usado bastante em testes de controle interno, particularmente no teste de reconstrução que envolve o rastreamento, do início ao fim, de algumas transações pelo sistema de controle contábil e financeiro como um todo.
Exemplos: compras de matéria prima, despesas de salário, pagamento de empréstimo, compras de bens do ativo imobilizado, despesas de propaganda.
- Procedimentos analíticos: são análises das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Praticamente todas as áreas usam esse procedimento.
Exemplos: todos os casos.
- Adequação da evidência: é a medida de sua qualidade, a sua confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor, enquanto a suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria obtida.
- Testes de transações: examina a documentação em conjunto com lançamentos e saldos contábeis. Seguindo fases: documentos que compõe o saldo da conta > selecionar quais serão objetos de verificação > de posse da amostragem o auditor procede as análises e evidencia nos WPs os procedimentos de auditoria executados.
- Teste de saldos: são procedimentos de confirmação de saldos das contas através de procedimentos extracontábeis. Consiste na contagem e verificação do estado de conservação e uso dos ativos das empresas. Ao analisar os ativos, caso não exista possibilidade de venda deve relatar na WP e propor um ajuste com baixa dos bens.
- Seleção aleatória: é escolhida por amostragem uma seleção aleatória, mas deve seguir uma lógica.
- organização das áreas auditadas: as áreas auditadas são organizadas de forma que seja obtida uma sequência lógica de análise. Para isso é preciso: pontos de revisão, programa de auditoria e WPs em sequência lógica do geral para o específico.
Assinale verdadeiro ou falso:
F a) o objetivo principal do auditor externo é emitir um relatório-comentário descrevendo os problemas durante os exames de auditoria.
F b) o relatório do conselho de administração faz parte das demonstrações financeiras, para os quais o auditor tem de emitir seu parecer.
F c) o procedimento de auditoria de contagem física normalmente é utilizado para as contas da demonstração do resultado do exercício.
V d) o procedimento de auditoria de inspeção de documentação comprobatória é muito utilizado para as contas de despesas.
...