Sistema Financeiro Nacional
Por: brehnda • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
BREHNDA CRISTINA DOS SANTOS COSTA
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
No respectivo artigo estudaremos o Sistema Financeiro Nacional baseado no Livro TOP CVM, orientado pelo Prof. Abelardo Gaspar.
SÃO LUIS
2016
RESUMO
Este artigo tem a finalidade de apresentar a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e as entidades normativas que são responsáveis pela definição das políticas e diretrizes gerais do sistema financeiro. Bem como a intermediação financeira e mercados financeiros, segmentados pelo mercado monetário, mercado de crédito, mercado de câmbio e mercado de capitais.
Palavras-chave: Sistema Financeiro Nacional (SFN); São Luís - Maranhão.
1. INTRODUÇÃO
O Sistema Financeiro é o conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários. O Brasil, em sua Constituição Federal 1988, art. 192, cita qual o intuito do sistema financeiro nacional:
“O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram”.
Os agente superavitários chamados de poupadores, são importantes para o sistema financeiro, pois eles guardam os seus recursos nos bancos, ou instituições financeiras de vários tipos, e então como o sistema financeiro é organizado e fiscalizado, os bancos podem emprestar estes recursos
(https://www.bcb.gov.br/Pre/bcUniversidade/Palestras)
[pic 3]
[pic 4]
...