Sistemas de Gestão de Custos: Dificuldades na Implantação
Por: Willian Zanin Gregorini • 27/10/2018 • Resenha • 463 Palavras (2 Páginas) • 547 Visualizações
Universidade Federal de Rondônia
Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Ciências Contábeis
Disciplina: Custos, Análise e Gestão Estratégica
Docente: Gleice Lima
Discente: Tathiane Martines da S. P. Gregorini
Artigo: Sistemas de Gestão de custos: Dificuldades na Implantação
Autora: Cleonice Bastos Pompermayer
O artigo traz uma analise a cerca das dificuldades encontradas na implantação adequada de sistemas de gestão de seus custos que ajude as organizações na competição do mercado. A Autora aposta três motivos para esses problemas: dificuldades conceituais, dificuldades na definição de objetivos e obstáculos internos.
Nas dificuldades conceituais verifica-se uma divisão entre o conceito real de custos e “o habitual conceito utilizado para os custos sob a visão apenas monetária que elas representam” (p.22). Esta visão monetária faz com que organizações tomem decisões sem uma analise adequada. Outra questão é sobre a visão de custos sob a ótica de um sistema; através deste, é possível ter uma nova visão sobre custos, oferecendo “informações capazes de apoiar a tomada de decisões estratégicas da empresa” (p.22). Um terceiro ponto apresentado pela autora a respeito dos conceitos refere-se à compreensão “dos sistemas e métodos de custos disponíveis, o que poderá levá-las a escolhas impróprias ou inadequadas no momento da implantação” (p.23); uma análise desses métodos e a conformidade deles com as necessidades da empresa devera ser feita para a implantação.
A definição de objetivos é um importante fator para o sucesso na implantação de um sistema de gestão de custos. Exigirá da empresa uma revisão da sua estratégia, de modo que as informações do sistema se conciliem com a estratégia competitiva adotada. A trajetória escolhida terá influencia na seleção do método de custeio que será implantado.
E por último a autora apresenta as barreiras internas que o sistema pode sofrer, tais como: conscientização que o sistema precisa ser alimentado para gerar informações adequadas, falta de divulgação dos objetivos da implantação, a necessidade da introdução aos membros de novos conceitos, a tecnologia da informação resistindo a fazer adequações e reformulações, etc. Segundo a autora,é fundamental que a direção bem como a “equipe responsável pela implantação do sistema de gestão de custos estejam atentas e assumam uma postura pró-ativa até que a organização absorva convenientemente a nova tecnologia de gestão” (27).
A autora considera que para que a empresa consiga ter uma posição competitiva no mercado, é necessário possuir ferramentas integradas de gestão que permitam conhecer seus custos. Ela pondera que essas dificuldades não são pra sempre e nem para todas organizações, elas variam de acordo com “o porte da empresa, a qualificação de seu quadro gerencial, o estagio de maturidade da organização, entre outras” (p. 27).
...