Sustentabilidade no Setor Publico
Por: hartur • 13/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.574 Palavras (7 Páginas) • 542 Visualizações
Introdução
Sustentabilidade é usada para definir ações que permitem a preservação do meio ambiente, para que possamos garantir o futuro das próximas gerações. No entanto não é só a questão do meio ambiente que a sustentabilidade está ligada, há também o lado social, econômico, político, ecológico entre outros, que visa melhorar a qualidade de vida do mundo. Atualmente, a sustentabilidade tem a importância de fazer com que governos, empresas públicas ou privadas, criem medidas para conscientizar as pessoas de que se não cuidarmos do que temos agora, tudo poderá acabar mais rápido do que possamos imaginar.. Com projetos sócio-ambientais poderemos educar e alertar as pessoas sobre esse assunto, para que assim, elas possam aprender a cuidar melhor do mundo em que vivemos, preservando a natureza que nos fornece tudo que precisamos para a nossa existência. Já o lado social tem o papel de desenvolver, projetos sociais que ajudam a minimizar a grande diferença entre as classes sociais existentes no mundo. A sustentabilidade ambiental é muito importante, pois, é ligada diretamente ao meio ambiente. As empresas tanto privadas como públicas tem o dever de produzir, distribuir e utilizar a matéria-prima de uma maneira correta que não agrida o meio ambiente, deixando de causar os desperdícios que comprometem o futuro da natureza e dos seres humanos. Devido às conseqüências de atitudes não sustentáveis, temos observado acontecimentos desfavoráveis ao meio ambiente, por isso a importância de uma sociedade sustentável unida e consciente para termos condições de salvar e preservar o que ainda nos resta.
DESENVOLVIMENTO
Conceito da sustentabilidade no setor publico
Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade pode ser definido como um modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento e preservação ambiental no modelo de desenvolvimento sócio-econômico. O poder público possui responsabilidades perante o meio ambiente, que constitui um bem público a ser usado de forma sustentável e que a gestão ambiental racional dos recursos ambientais é uma função de governo.
sustentabilidade no setor publico
O objetivo é tornar as atividades na administração pública mais eficiente, além de estimular a proteção e a consciência ambiental. A consciência em torno da importância da sustentabilidade tem trazido às discussões os temas de desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, reciclagem, geração de renda, inclusão social entre outros fundamentais para a qualidade e perenidade da vida no planeta. Nesse cenário, o conceito de sustentabilidade expandiu-se, deixando de estar ligado apenas a questões ecológicas e passando a representar o grande desafio de permitir a expansão econômica, sem descuidar da conservação do meio ambiente e das questões socioculturais.
Nesse contexto, a sustentabilidade, por seu caráter abrangente, passou a ser um ponto central nas discussões atuais acerca da manutenção da sociedade humana, pois envolve os pilares que definem o desenvolvimento de países, regiões ou comunidades. Diante disso, é fundamental que seu conceito seja conhecido e aplicado no processo decisório do setor público em todas as suas esferas.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 e a Reforma Administrativa de 1995 deram aos municípios maior autonomia, em um processo de descentralização administrativa que fez com que as prefeituras e câmaras municipais se tornassem os principais pontos de contato direto do governo com a população. Esse processo aumentou de forma significativa a importância das câmaras de vereadores e das secretarias municipais em relação aos rumos tomados pela sociedade pois, juntas, elas definem as políticas públicas a serem incluídas na agenda do município, planejam, gerenciam e fiscalizam orçamentos, elaboram e aprovam Leis Orgânicas e planejamento urbano, entre tantas outras funções que impactam diretamente a qualidade de vida da população e as condições futuras da mesma.
Seguindo os preceitos democráticos que vigoram no Brasil, os representantes legislativos municipais e o chefe do executivo são escolhidos pelo voto e a candidatura ao cargo eletivo é aberta a qualquer cidadão brasileiro, maior de 18 anos, que esteja em dia com as funções eleitorais, resida no local da candidatura e seja alfabetizado (TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL). Esses pré requisitos amplos geram corpos legislativos heterogêneos no que diz respeito à formação dos vereadores, áreas de conhecimento e especialidades, entre outros fatores que podem afetar e desnivelar a atuação dos mesmos. Nas secretarias municipais, cujos secretários são definidos diretamente pelo prefeito, a situação não é diferente, havendo diversas especializações diferentes e níveis desiguais de conhecimento acerca da aplicação dos conceitos da sustentabilidade. O objetivo da sustentabilidade no setor publico é Propor uma melhor divulgação na educação para o reuso da água nas residências, indústrias e comércios Incentivar a separação do lixo e a coleta seletiva
conscientizar e informar as comunidades a respeito da importância do saneamento básico para os aspectos ambientais e de saúde pública, através de campanhas educativas para comunidades do Município como um todo, pelos órgãos prestadores dos respectivos serviços e demais instituições afins,criar políticas públicas para o município que tratem dos procedimentos (coleta,transporte, tratamento e destinação final) a serem adotados com os resíduos da construção civil, resíduos perigosos, lixo eletrônico, mercúrio, gesso, etc.
2.3 Sustentabilidade no terceiro setor
Como observado, até então, a sustentabilidade surge como o aspecto estratégico, na medida em que almeja o equilíbrio ou a harmonia entre as questões atuais para que as próximas gerações usufruam dos mesmos recursos. O posicionamento dessas organizações de maneira duradoura pode se dar por suas atividades previamente estabelecidas e desenvolvidas com um caráter de continuidade. No contexto organizacional, mesmo sem finalidade lucrativa, as organizações do Terceiro Setor possuem a necessidade de desenvolver mecanismos e práticas para a efetivação de sua atividade junto à comunidade, assumindo o desafio de harmonizar suas ações representadas pelas dimensões social-econômica-ambiental na busca pela sustentabilidade. Assim, este estudo visa compreender como a sustentabilidade está incorporada à gestão e as ações realizadas pela Essor para uma continuidade de seus resultados junto à sociedade.. Os desafios da sustentabilidade além do levantamento e da aplicação adequada de recursos financeiros, implica investimento no desenvolvimento das pessoas que fazem parte da organização, melhorando a qualidade dos serviços e adequando-os às necessidades das comunidades. Com a tendência do crescimento do Terceiro Setor, aliada a concorrência por recursos, passou-se a observar o crescimento da necessidade de se utilizar informações das mais diversas fontes dentro e fora das organizações.
...