Sustentabilidade no Setor Público
Por: NERDY • 30/9/2016 • Monografia • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 444 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. SUSTENTABILIDADE NO SETOR PUBLICO........................................................4
2.1 OS CONCEITOS....................................................................................................4
2.2 O OBJETIVO GERAL............................................................................................5
2.3 OBJETIVOS ESPECIFICOS..................................................................................5
2.4 AS OPORTUNIDADES..........................................................................................6
2.5 AS ABRANGÊNCIAS DESTA AÇÃO NO TERCEIRO SETOR............................7
2.6 AS EMPRESAS QUE POSSUEM A PREOCUPAÇÃO COMO O MEIO AMBIENTE RECEBE ALGUM BENEFICIO FISCAL..................................................7
3. CONCLUSAO..........................................................................................................8
4. REFERENCIAS.......................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo um sistema econômico voltado para a produção e acumulação constante de riquezas, praticamente tudo que existe, e tudo o que é produzido, passa a ser mercadoria com o desenvolvimento do capitalismo. Sociedades, indivíduos, natureza, espaço, mares, florestas, subsolo: tudo tem de ser útil economicamente, tudo deve ser utilizado no processo produtivo. O importante nesse processo é o que trará maiores lucros em curto prazo. Assim derrubam-se matas sem se importar com as conseqüências e as gerações futuras, esse domínio da tecnologia moderna sobre o meio natural traz conseqüências negativas para a qualidade da vida humana em seu ambiente. O homem depende da natureza para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformações, que degradam sua qualidade de vida.
A necessidade de preservação dos recursos naturais se tornou uma preocupação mundial Com a evolução da sociedade, o homem foi rapidamente degradando o meio ambiente. As questões ambientais, antes ignoradas nos planos de desenvolvimento das nações, passaram a ser olhadas com mais cuidado pelos governantes a partir da década de 1970. Nessa época merecem destaque: o Clube de Roma e a Conferência de Estocolmo, ambos em 1972; a criação da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMDA) da ONU na década de 80; A ECO-92 no Rio de Janeiro; a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de Johanesburgo em 2002. E a RIO+20 em 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), que procurou discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
2 SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO
2.1 CONCEITOS
Sustentabilidade econômica é alcançada através de um modelo de gestão sustentável, um modo que incentiva processos que permitam a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.
A sustentabilidade social é o conceito que descreve o conjunto de medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade, através de várias iniciativas que têm como objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis.
A sustentabilidade ambiental é cuidar para não poluir as águas, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, com queimadas e desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
É um conceito planejado por algumas empresas que buscam a sustentabilidade para mostrar que o produto ou serviço foi prestado sem danificar ou prejudicar o meio ambiente.
2.2 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral da sustentabilidade no setor público, tem como a responsabilidade de evitar degradação ao meio ambiente, defende a necessidade da participação da sociedade, melhorar a condição de vida saúde da população. Tem como objetivo amenizar na medida do possível gastos públicos, sendo esses tanto materiais administrativos como papel, copos descartáveis, materiais de escritórios ate água, luz energia, eliminando esses desperdícios melhorando a gestão dos processos adquirindo com essa economia mais verbas para a contribuição na prestação de bens e serviços aos cidadãos.
2.3 OBJETIVO ESPECÍFICO
Para alcançar objetivo e preciso traças sua metas, e a sustentabilidade no setor Publico reduzir impactos socioambientais negativos, a A3P foi incluída no Plano Plurianual (PPA) 2004/2007 como ação integrante do programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, tendo continuidade no PPA 2008/2011. Essa medida garantiu recursos que viabilizaram a implantação efetiva da A3P, tornando-a um referencial de sustentabilidade nas atividades públicas.
• Promover o uso eficiente dos recursos públicos
• Estimular a troca de boas práticas
• Conscientizar os servidores públicos
• Incentivar o desenvolvimento de estudos para aprimorar a qualidade do gasto
2.4 AS OPORTUNIDADES
Empresas que buscam ações de sustentabilidade sejam elas através da responsabilidade social e/ou da ecoeficiência, podem gerar uma variedade de retornos para as empresas. Imagem, reputação, relacionamento, vendas, produtividade dos funcionários e lucro são algumas das formas de obter vantagem competitiva através de ações empresariais sustentáveis. Como se interessam pela maneira como são vistas
...