Sustentabilidade no setor publico
Por: Merielhilopes • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.899 Palavras (8 Páginas) • 713 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
JAQUELINE DE OLIVEIRA M. GUIMARÃES
[pic 11]
[pic 12]
Ariquemes-Ro
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. O QUE É SER SUSTENTÁVEL
2. CONTRIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL PARA A SOCIEDADE
3. INCENTIVOS FISCAIS QUE AS EMPRESAS QUE TEM PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL POSSUEM
4. SETOR PÚBLICO
5. TERCEIRO SETOR
CONCLUSÃO
REFERENCIAS
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje ouve-se muito falar em sustentabilidade em todos os setores. Na teoria sustentabilidade está ligada ao conceito de sustentar ou favorecer, na prática a sustentabilidade está na capacidade que as pessoas possuem de utilizar o seu habitat sem causar impactos para si e para gerações futuras.
A sustentabilidade no setor público assim como em outras empresas do setor privado é um grande desafio ao Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O tema abordado é de grande relevância para a estabilidade, viabilidade e ordem no funcionamento de todo o setor.
Diante deste cenário aborda-se neste trabalho o que é ser sustentável, identificando quais as contribuições da empresa sustentável para a sociedade, quais benefícios fiscais ele possui, assim como a sustentabilidade no setor público e no terceiro setor.
O QUE É SER SUSTENTÁVEL
O tema sustentabilidade já é conhecido no mundo inteiro e vem sendo discutido cada vez mais em meio a conferencias e encontros de governantes. O meio ambiente é o que garante a sobrevivência humana e dentro deste contexto qualquer forma de extração ou utilização de recursos naturais renováveis ou não é de interesse público.
A sustentabilidade se refere não só a aos aspectos ambientais, mas também aos culturais, sociais e econômicos, de forma que haja uma interação entre o hoje e as gerações futuras. Existe uma participação integrada de todos os aspectos em prol da permanência sustentável em qualquer que seja o momento com o objetivo de se obter qualidade de vida.
É o processo político, participativo que integra a sustentabilidade econômica, ambiental, espacial, social e cultural, sejam elas coletivas ou individuais, tendo em vista o alcance e a manutenção da qualidade de vida, seja nos momentos de disponibilização de recursos, seja nos períodos de escassez, tendo como perspectivas a cooperação e a solidariedade entre os povos e as gerações (SILVA, 2006, p. 132).
Em resumo ser sustentável é utilizar todos os recursos disponíveis de forma responsável sem causar prejuízos para as próximas gerações.
Em qualquer organização a sustentabilidade só se dá através de ações corretas em relação ao meio ambiente, a economia e a justiça, nações que possuem um ambiente justo, econômico e correto ecologicamente conservam a estabilidade e integridade do planeta e logo dos que nele habitam.
Ser sustentável dentro das organizações não foge do conceito simples de se manter economicamente viável sem degradar o ambiente em que vivem porem, ser sustentável em uma empresa deve ir alem disso. Uma empresa sustentável tem responsabilidade social, desenvolvendo projetos e ações que visam o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Ao contrario do que todos pensam o marketing verde, como é camada a divulgação das ações sustentáveis feitas pelas empresas, não tem o intuito único de divulgar e atrair clientes aumentando seu lucro, a fundo seu objetivo é o desenvolvimento da empresa em longo prazo, dentro de um contexto sustentável e para isso é necessário que haja o desenvolvimento de toda a sociedade e a conservação dos recursos necessários.
A viabilidade de um negócio depende inteiramente dos recursos naturais de um ambiente e das pessoas que nele vivem, sendo assim uma empresa para ser sustentável deve ao mesmo tempo em que aumenta seus lucros e expande melhorar o ambiente e a vida dos que dependem dele, em suma a reputação é o que garante a longevidade dos negócios.
CONTRIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL PARA A SOCIEDADE
As organizações hoje alem de produtoras de bens e serviços aderiram a cuidar do bem estar de seus funcionários e de toda a sociedade, englobando seus governantes e até outras empresas.
As principais contribuições que uma empresa pode dar a sociedade são:
Programas Culturais – consiste no desenvolvimento de projetos elaborados pelas empresas em prol da sociedade onde se encontram, esses projetos levam formas de cultura como bibliotecas ou teatros a lugares onde a população não tem acesso a eles. Os programas culturais alem de levar cultura a população também geram empregos através da contratação de outras empresas para o desenvolvimento e execução dos projetos e englobam ações como reformas de escolas e ou de suas dependências. Os programas culturais também desenvolvem projetos esportivos a fim de que a população possa se beneficiar com a transformação que o esporte proporciona ao meio em que está envolvido.
Políticas Ambientais – consiste na declaração da organização expondo suas intenções e princípios gerais em relação a seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para ação e definição de seus objetivos e metas ambientais. Uma política ambiental deve considerar: a) missão, visão, valores essenciais e crenças da organização; b) coordenação com outras políticas da organização (por exemplo, qualidade, saúde e segurança ocupacional); c) requisitos das partes interessadas e comunicação com as mesmas; d) princípios orientadores; e) condições locais ou regionais específicas; f) seus compromissos com a prevenção da poluição e com a melhoria contínua; g) seu compromisso com o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização.
...