Trabalho da disciplina Auditoria Operacional e Contabil
Por: stefani iucker • 13/2/2021 • Resenha • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 437 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Resenha Crítica de Caso
Stefani Iucker
Trabalho da disciplina Auditoria Operacional e Contabil
Tutor: Prof. Marcelo Brum Braggio
Ascurra
2021
Auditoria operacional: uma nova classificação para os resultados de seus monitoramentos.
Referência:
Iucker, Stefani. Auditoria Operacional: uma nova classificação para os resultados de seus monitoramentos. Hravard Bussines School, 02/2021 Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/ead/sendWork Acesso em: 13/02/2021.
A administração pública foi pioneira na pratica de auditorias operacionais afim de fiscalizar a aplicação do dinheiro público, à medida que essa pratica foi se desenvolvendo ela trouxe com ela várias melhoria e processos a serem seguidos com o objetivo de que a auditoria não fosse somente uma pratica de fiscalização e sim um método de alavancagem de resultados então agora podemos verificar como começou esse processo.
As auditorias operacionais tiveram seu início na Europa, Australia e America do Norte por volta de 1970 e 1980, tendo como objetivo a avaliação da eficiência dos gastos e de busca por bons resultados. Por volta de 1960 e 1970 foram lançados alguns movimentos de auditoria, uma das grandes motivações para que esses programas de auditoria fossem lançados era a reforma da administração pública.
Após de expandir por diversos continentes a auditoria operacional ganhou diversas nomenclaturas porem sempre respeitando as diferenças culturais de cada região. Entretanto os órgãos fiscalizadores têm trabalhado para a uniformização das definições e objetivos das auditorias operacionais.
A auditoria operacional tem como maior objetivo segundo os órgãos fiscalizadores, analisar os empreendimentos, sistemas, operações, programas e atividades das entidades de acordo com os princípios a economicidade, eficiência e efetividade e também analisar se pode haver algum aperfeiçoamento nos processos analisados, ou seja, a auditoria operacional vem como um instrumento de gestão para as entidades e não somente como a um instrumento de fiscalização, podemos ver claramente esse ponto quando falamos de sugestão de aperfeiçoamento de processos, ou seja, auditoria operacional esta emprenhada em garantir que a entidade alcance resultados econômicos positivos.
A auditoria operacional também requer diversos princípios a serem seguidos principalmente na parte de execução da mesma, uma boa auditoria que obedece aos princípios gerais traz grandes resultados as entidades.
Dentre as etapas a serem seguidas na execução da auditoria podemos destacar a pré auditoria onde o auditor faz o mapeamento das variáveis a serem analisadas, o plano de auditoria onde o auditor fara o levantamento do processo a ser seguido, a execução em si, a comunicação dos resultados, e por fim a avaliação do trabalhado executado, documentado através de relatórios.
O ponto de partida da auditoria no setor público se deu em 1986 após decreto que tinha como objetivo investigar se os recursos púbicos estavam sendo aplicados de forma eficiente, criou-se também vários métodos de avaliação de programas públicos e junto com eles o manual de auditoria de desempenho moldado pelo TCU tal manual se tornou referência para diversos órgãos públicos.
Outro fator que fez com que contribui para a pratica de auditorias operacionais, foi o processo de reestruturação implantado através do Programa de Modernização do Controle Externo dos Estados e Municípios Brasileiros, esse processo aconteceu após a crise de 97 e 98 e a auditoria teve um papel importante na parte de fiscalização, e também incentivando a modernização da estrutura interna dos órgãos públicos.
...