Trabalho de Teoria Geral da Administração
Por: bibaarocha • 15/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.833 Palavras (8 Páginas) • 399 Visualizações
Faculdade Dom Alberto.
T.G.A. I
Bianca Amaral da Rocha
Trabalho solicitado pela professora Juliana Ávila na disciplina
da Teoria Geral da Administração I .
Santa Cruz do Sul, 16 Novembro de 2015
Sumário.
- Teoria da Administração I.........01.
- Sumário....................................................02.
- Introdução.........................................................03
- Qual era a contribuição dada pelos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a Administração...............04.
- Contribuição de Gilbreth, Gantt, Emerson, Ford e Follett, para a otimização da eficiência do trabalhador ......04,05,06.
- Como ocorre a seqüência das funções básicas do administrador que formam o processo administrativo.........................06.
- a) As necessidades dos empregados remanescentes, segundo a Teoria da Hierarquia das Necessidades.
b) Segundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg quem tem razão no que diz respeito ao alcance da satisfação dos empregados: o Diretor Industrial, o de RH, os dois ou nenhum dos dois...........07.
- Definição dos papéis dos administrador.............................07,08.
- A superespecialização do operário.....................................08.
- A teoria e a prática da administração ao preocupar com fatores.....09
- Máquinas e tarefas descritas no texto de Morgan e abordagem comportamental..................................................................................10.
- Defina a Administração como ciência para Fayol.............................10.
- Principais características da Teoria Neoclássica.........................................................................................10,11.
- Referências Bibliográficas.....................................................................11.
Introdução.
Esse trabalho tem como objetivo mostrar como a administração se comportava em relação os antigos filósofos e como elas estão enfatizadas nos dias atuais.
A administração sempre foi e ainda é trabalhar com e através de pessoas.
Alguns filósofos como, Platão, Aristóteles e Sócrates buscavam e pensavam em determinadas idéias de como solucionar problemas gerados internamente ou externamente de organizações ,esses problemas que constantemente os administradores nos dias atuais as utilizam de uma forma mais atualizada em suas organizações, como por exemplo, direção e controle, organização de tarefas e planejamentos.
Ambos os filósofos deixaram suas contribuições para o pensamento administrativo para os dias de hoje. Um deles foi Platão, que se preocupou com os problemas de natureza política e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego e Aristóteles que impulsionou o pensamento da filosofia com o seu livro sobre Política que estudou a organização do Estado.
Portanto a influência e a contribuição que os filósofos deixaram, para os administradores utilizarem e constantemente aprimorarem é de grande importância para uma continua evolução.
(Referência: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-influencia-dos-filosofos-na-administracao/25128/ Acesso em 12/09/2015 ás 12h34min)
2)
Gilbreth buscou por meios de sua motivação, tornar o serviço de um pedreiro mais fácil e rápido; foi o chamado estudo do movimento, que tinha como meio de reduzir o número de ações ao formar uma tarefa a fim de aumentar a produtividade. Analisou cuidadosamente o trabalho do pedreiro, e viu que poderia reduzir o número de movimentos de 18 para 5, para assentar um tijolo, diminuindo a fadiga e aumentando a produtividade.
(Referência: http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/gurus/196-frank-bunker-gilbreth Acesso em 12/09/2015 as h12: 54min)
A contribuição do engenheiro Henry Gantt foi o famoso ‘’Diagrama de Gantt’’ desenvolvido em 1917, para analisar o empenho de cada membro no grupo, desde que estejam associados, à tarefa, como um recurso necessário ao desempenho dela.
(Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Gantt Acesso em 12/09/2015 ás h13:04min)
[pic 1]
(FONTE: http://paginas.fe.up.pt/~ee06162/planeamento-2/planeamento Acesso em 13:08 ás h13:09min.)
Ralph Waldo Emerson era grande um filósofo, poeta e escritor que defendia e acreditava na independência do homem, a auto-suficiência, a liberdade e a capacidade de realização que cada pessoa tem em si.
(Referência: http://www.e-biografias.net/ralph_waldo_emerson/ Acesso em 12/09/2015 ás h13: 21min.)
Henry Ford foi um pioneiro do "Capitalismo do bem-estar Social" concebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores no intuito de reduzir a grande rotação de empregados que muitos departamentos não davam conta. Eficiência era o objetivo de contratar e manter os melhores trabalhadores. Em 5 de janeiro de 1914, Ford anunciou seu programa "cinco dólares por dia" que incluía uma redução da duração do dia de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salário-mínimo para os trabalhadores qualificados.
(Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford Acesso em 12/09/2015 ás h13:33min)
Mary Parker Follett, suas teorias (que são de grande influência até os dias de hoje), teve maior importância com as relações individuais dos trabalhadores e também analisou os padrões de comportamento, ela apresentava três princípios fundamentais sobre situações sociais:
1º → Que a minha resposta não é um ambiente rígido, estático, mas a um ambiente em mutação;
2º → Há um ambiente que está mudando por causa da atividade entre mim e ele;
3º→ Que a função pode ser continuamente modificada por ela mesma.
...