Trabalho sobre Fluxo de Caixa direto e indireto
Por: TekadeTerezinha • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.621 Palavras (15 Páginas) • 745 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 5°/4° semestre
SÃO PAULO
2016
LETÍCIA MACHADO ROSA – RA: C345AA-9[pic 3]
ROSA MARIA MARQUES – RA: T558158
TEREZINHA SANTOS DE OLIVEIRA BARROS – RA: T611822
APS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 5°/4° semestre
Trabalho Integrado – PIPA apresentado como exigência para a avaliação do quarto bimestre, em disciplinas do 5º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
SÃO PAULO
2016
LISTA DE ANEXOS
Figura 01 ............................................................................................... 9
Figura 02 .............................................................................................. 13
Figura 03............................................................................................... 14
Figura 04 ............................................................................................. 18
Figura 05 .............................................................................................. 19
Sumario
Introdução............................................................................................................... 5
1. O Conceito e o seu objetivo das Demonstrações Contábeis .........................6
2. Estrutura das Demonstrações Contábeis ....................................................... 8
3. Balanço Patrimonial ...........................................................................................9
3.1 Classificação do Ativo .................................................................................... 9
3.2 Classificação do Passivo ............................................................................... 11
4. Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ......................................... 13
5. Notas Explicativas ........................................................................................... 14
6. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) ..................... 15
6.1. Estrutura da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido ..........15
7. Demonstração dos Fluxos de Caixa ...............................................................16
7.1. Formas de apresentação do Fluxo de Caixa ...............................................17
7.2. ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES DO FLUXO DE CAIXA ..................17
Conclusão .............................................................................................................. 20
Bibliográfica .......................................................................................................... 21
INTRODUÇÃO
O nosso trabalho irá falar sobre as Estruturas das Demonstrações Contábeis dentro de uma empresa, onde tem o objetivo aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula em realidade. Neste trabalho iremos utilizar Balanço Patrimonial, Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE), Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstrações do Fluxo de Caixa Direto e Indireto, a sua importância para evidenciar a situação econômica e financeira das empresas. Tem como objetivo estudar e descrever de qual forma são efetuados as Análises das Demonstrações Contábeis. A análise das demonstrações contábeis possui um valor às informações e com isso, possibilita confrontar os elementos patrimoniais, indicando fatos que são ocorridos, determinando a situação atual da empresa e permitindo uma visão da futura, por isso a sua importância nas organizações é muito importante.
A contabilidade, através dos seus relatórios, permite que o gestor compreenda a estrutura patrimonial de qualquer entidade, com ou sem fins lucrativos (simples, presumido e real), por reunir relevantes informações, necessárias para se administrar com competência suas atividades operacionais. Os mesmos relatórios extraídos, quando publicados, permitem avaliar a situação da empresa, observando a qualidade da gestão que está sendo realizada.
No Brasil, as demonstrações contábeis destinam-se a fornecer informações a respeito da posição patrimonial e financeira da empresa, desempenho e fluxos de caixa da entidade. Para tais estruturas, o conjunto completo de demonstrações contábeis incluiria o balanço patrimonial, as demonstrações do resultado, as demonstrações das mutações do patrimônio líquido, as demonstrações dos fluxos de caixa e as respectivas notas explicativas. Onde, iremos tratar de cada um destes tópicos no decorrer deste trabalho.
Palavras-chave: Demonstrações contábeis, índices econômicos e financeiros, importância da análise.
- O Conceito e o seu objetivo das Demonstrações Contábeis
O objetivo das Demonstrações Contábeis é fornecer o máximo de informações sobre a posição patrimonial e financeira de uma empresa, o seu desempenho e as mudanças na posição financeira, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica. As Demonstrações Contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da empresa e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados no período. Aqueles usuários que desejam avaliar a atuação ou prestação de contas da administração fazem-no com a finalidade de estar em condições de tomar decisões econômicas que podem incluir, por exemplo, manter ou vender seus investimentos de uma determinada entidade, reeleger ou substituir a administração, assim possuindo o controle da empresa. A análise e estruturas das Demonstrações Contábeis indicam que as informações sobre a posição patrimonial e financeira são principalmente fornecidas pelo balanço patrimonial. As informações sobre o desempenho são basicamente fornecidas na demonstração do resultado. As informações sobre as mutações na posição financeira são fornecidas nas Demonstrações Contábeis por meio de uma demonstração em separado, tal como a de fluxos de caixa, mutações do patrimônio líquido, etc.
...