Ética e Indiferença – Ser ou não ser?
Por: Ana Lívia Tonon Maffioletti • 24/3/2024 • Projeto de pesquisa • 362 Palavras (2 Páginas) • 59 Visualizações
Ética e Indiferença – Ser ou não ser?
O vídeo aborda sobre a série “Ser ou não ser?’, apresentada pelo programa Fantástico, em que nesse episódio fala sobre a ética do ser humano. Por que a ética seria importante para a nossa vida? Qual é a relação entre ética e indiferença? Tudo isso é tratado pela filósofa Viviane Mosé.
O jornal O Globo publicou uma foto de uma família no calçadão de Praia Vermelha (RJ) e nessa mesma, possuía um corpo de um turista cego que morreu afogado. Essa imagem repercutiu e deixou os leitores indignados. Por conta disso, o questionamento sobre o ser indiferente surgiu. Mas o que significa ser indiferente? Ser indiferente significa não dar importância para as coisas diferentes de você ao seu redor, dando uma ênfase ao abandono de tentativa na intervenção de algo. Isso se passou na praia, pois absolutamente ninguém ligou para o cadáver no calçadão.
Sendo uma pessoa indiferente, nós acabamos fazendo com que a violência, corrupção e o mal cresçam, surgindo assim a banalidade do mal. A banalização é uma exposição de um estímulo repetido semelhante, que já não percebemos mais quando realizamos. A banalização leva a indiferença das pessoas e isso faz com que desconsideramos uns aos outros.
O psicanalista Jurandir Freire Costa fala de três tipos de indiferenças:
- Classes dirigentes em relação aos pobres: Os pobres são vistos como “coisas” e não pessoas. Todo esse processo possui uma reação. Quem não foi reconhecido como cidadão, também passa a não reconhecer o valor do outro;
- Excluídos em relação as elites: explosão da violência urbana. A vida dos privilegiados deixa de ser vista como algo importante por aqueles que estão à margem da sociedade;
- Elite em relação dela mesma: enquanto o caos toma conta da cidade, aumenta-se o consumo de tranquilizantes, antidepressivos e drogas. Isso plastifica o afeto das pessoas.
Infelizmente, como consequência da indiferença, da banalidade e da falta de ética, a sociedade começa a desabar e cada um quer salvar a si mesmo sem ajudar os outros. O que choca no Brasil não é todos os crimes que ocorrem todos os dias, mas sim a indiferença com que reagimos a tudo isso.
...