A Alfabetização e Letramento
Por: BRENO CARVALHO DOS SANTOS • 11/4/2019 • Trabalho acadêmico • 395 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
1. Personagens escolhidos
O morador do 3º andar e o morador do 2º andar.
2. A Questão
O conflito não é estático, é um processo, com um caminho a ser percorrido. Inicia-se com a percepção do indivíduo da incompatibilidade de interesse em relação a outrem.
Partindo deste princípio, podemos chegar na questão do vídeo que é um conflito entre moradores de um prédio.
Os moradores vivem em um prédio próximo a um aeroporto, o que já causa certo desconforto, pois a cada avião que decola é perceptível que abala o prédio, deste modo, já se encontram em um ambiente de muito estresse, e a partir do momento que cada morador começa a fazer mais barulho, acentua esta problemática.
3. A Posição
A posição é o interesse aparentemente demonstrado pelas partes, aquilo que elas externam.
No vídeo, a posição do vizinho (morador do 3º andar) é de se obter o silêncio do morador subjacente (morador do 2º andar) e consequentemente é a mesma posição deste morador para com os demais.
4. O interesse Real
O interesse real dos dois vizinhos ultrapassa a vontade de se obter realmente o silêncio, já que, como dito acima, próximo ao prédio existe um aeroporto que não iria permitir que isso acontecesse.
Os vizinhos, têm o real interesse de não serem incomodados pelos vizinhos que o cercam. A partir do momento em que isso acontece, o que teve o seu silencio quebrado, já se acha no direito de reclamar com o autor do barulho, não importando a ele, se essa reação é a mais correta.
Essa é a problemática que gira em torno dos moradores do 2º e do 3º andar. O morador de cima, sente-se incomodado com o barulho que vem do andar inferior, e reage a esse barulho para que o mesmo pare. Mas, a partir do momento em que o barulho vem do seu apartamento, os latidos do seu cachorro, ele não fica incomodado. Partindo desse incomodo, os latidos do cachorro, o morado subjacente, irritado, não só com o morador de cima, toma uma atitude para não ser mais incomodado. Atitude essa que, gera reação e acaba em um fim trágico para todos do prédio.
Conclui-se que, o interesse real, não era simplesmente o fato de se obter o silêncio. O fator chave para essa problemática é o de não querer ser incomodado pelo seu vizinho, gerando assim todos os fatores para os acontecimentos ali mostrados.
...