A Analise Notícias de Uma Guerra Particular
Por: Derex_Dir • 25/2/2023 • Resenha • 543 Palavras (3 Páginas) • 101 Visualizações
Analise Notícias de uma guerra particular
Aluno: STENIO DO NASCIMENTO SOUZA
DIREITO NOTURNO
TURMA C
Notícias de uma guerra particular é um documentário de origem brasileira, lançado em 14 de abril de 1999, produzido pelo cineasta João Moreira Salles e pela produtora Kátia Lund.
Esse popular filme brasileiro retrata o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro, no caso especifico “o Santa da Marta”. Abordando a visão de policias, traficantes, as autoridades e os moradores nessa guerra.
Nas palavras do Cap Rodrigo Pimentel só a policia sobe o morro e ela (polícia) sozinha não tem como mudar a situação de diminuição do tráfico.
Para o Chefe de Policia Civil o delegado Hélio Luz a policia é corrupta é que foi criada para servir um líder corrupto como instituição de Estado. A policia foi feita para ser a segurança de um Estado de elite. E a sua gestão é marcado pela repressão em que ele compara às favelas a segregação racial da África da Sul de Apartheid. O Chefe de Policia Civil conta que teve uma operação em que uma determinada cidade “boca de fumo” suprimida pois os moradores estavam apavorados. No primeiro mês a relação policia/ moradores estavam bem. Mas no segundo mês um garoto roubou uma cachaça no supermercado e o segurança do supermercado bateu no garoto os dois foram autuados. No terceiro mês, um fazendeiro assassinou uma pessoa, também foi preso, a partir desse acontecimento os moradores não tinha mais confiança na policia.
Nesse contexto temos os traficantes que se aproveitam da ausência e a falta de estruturas básicas oferecido pelo Estado para exercer um domínio territorial com regras próprias, fazendo por muitas vezes o papel do Estado. Os traficantes do morro tiveram suas origens durante o período de 1964 quando os presos comuns se misturaram aos presos políticos como o Rogério Lemgruber, o Bagulhão, um dos fundadores do Comando Vermelho que ajudam os moradores na aquisição de remédio, roupas e alimentação.
A geração de traficantes é mais violenta tanto com a policia tanto com os moradores: “Eles andam pelos morros com medo porque a nova geração tem o espirito suicida, não querem saber se irão morrer ou matar, querem proteger a comunidade a qualquer custo. O lado negativo das armas é que os traficantes não querem saber se é morador ou não, se eles puderem matar e esquartejar para todos verem e servir de exemplo eles irão fazer, eles são capazes disso.”
No meio desse conflito entre traficantes e policias encontra-se a população que ficar a mercê tanto de um quanto do outro, tentando sobreviver e sendo as principais vitimas dessa situação em contrates com o que se deseja na Constituição Federal Brasileira:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
Edo objetivos da constituição:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
...