A Criminologia no Direito
Por: jbragac • 4/11/2019 • Resenha • 306 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
A criminologia não apenas visa auxiliar na compreensão do poder e do controle social e penal ( crime, criminalidade, pena, criminalização, vitimação, impunidade, etc), mas também tem uma função extraordinária, capaz de inventar novos caminhos para o enfrentamento das violências ( individual, institucional e estrutural).
Assim, tomando por base o conteúdo da reportagem objeto do presente tema, é possível verificar que a criminalidade percebida no distrito de Santa Rita de Cássia, em Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro, se deu ou é impulsionada por diversos fatores, tais quais: falta de iluminação adequada, abandono por parte do Estado e ausência de políticas públicas.
Isto porque, A iluminação pública assume papel fundamental na qualidade de vida e segurança para as cidades, em virtude do crescimento da urbanização e dos problemas gerados por esse crescimento. Atualmente, a falta de iluminação pública nas ruas contribui bastante para a prática de crimes.
A falta de iluminação não contribui somente para o aumento de práticas criminosas. Condutores no trânsito também ficam mais vulneráveis a acidentes automobilísticos provocados pela baixa visibilidade das vias.
Dessa maneira, é possível claramente identificar que a ausência de iluminação adequada em Barra Mansa trás, sem sombra de dúvidas, aumento da criminalidade, assim como, prejuízos e riscos aos moradores de tal lugar.
O estudo da Criminologia visa, dentre outros objetivos, proporcionar ao estudante a capacidade de identificar as razões, os meios e os caminhos que foram usados para chegar ao resultado do crime.
Para que isso ocorra, é importante conhecer o ambiente em que a criminalidade está constantemente atuando, para assim poder ampliar as possibilidades de prevenção, bem como de eficácia das atividades inerentes da matéria Criminologia.
Não obstante, a falta de pavimentação, sensação de abandono por parte do Estado e ausência de políticas públicas, igual e diretamente contribuem para proliferação de condutas delituosas e lesão ao patrimônio e vida dos cidadãos.
...