A DESCOBERTA DA IDENTIDADE E A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL COM ADOLESCENTES
Por: crcdjalma • 10/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.531 Palavras (7 Páginas) • 426 Visualizações
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
CURSO DE PSICOLOGIA
ADRIELE ESTER DE ARAUJO
ESTÁGIO SUPERVSIONADO
FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO III
ALFENAS
2013
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
CURSO DE PSICOLOGIA
ADRIELE ESTER DE ARAUJO
A DESCOBERTA DA IDENTIDADE E A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL COM ADOLESCENTES
Projeto elaborado e orientado pela
Professora Cleida de Lima Vital
Estágio Supervisionado de
Laboratório de Orientação Vocacional
UNIFENAS/Alfenas
ALFENAS
2013
SUMÁRIO
- Introdução teórica ___________________________________________________04
- Justificativa _________________________________________________________05
- Objetivo geral _______________________________________________________06
- Objetivo específico ____________________________________________________06
- Procedimentos _______________________________________________________07
- Encontros __________________________________________________________08
- Referências Bibliográficas _____________________________________________10
- INTRODUÇÃO TEÓRICA
O avanço substancial das tecnologias de informação, proeminente, sobretudo no início deste século XXI, possibilitou o intercâmbio profissional de culturas distintas e geograficamente opostas. Esse processo de aglutinação de ideias, baseado na troca de informações, inaugurou novos setores, novos mercados de trabalho, resultando na exigência de novos perfis profissionais, dinâmicos e empreendedores.
. A Orientação Vocacional, ao ajudar o indivíduo a encontrar uma identidade profissional, auxilia na estruturação de sua identidade pessoal, favorecendo a elaboração de um projeto de vida. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia operacionaliza mudanças acentuadas no mercado de trabalho, fazendo com que este esteja sempre em uma contínua mudança. A nova realidade que vem se delineando no contexto brasileiro exige que a OV se adapte às mudanças sociais. Assim, alguns aspectos devem ser considerados e analisados com a finalidade de se alcançar a eficácia na OV, entre eles: o papel do profissional, que deve estar ciente da postura ética que deve assumir e a real finalidade da OV, que não deve apenas informar sobre as profissões, e sim, trabalhar o autoconhecimento e a questão da escolha em si. (1)
Graças aos estudos da antropologia comparada, percebemos que um dos principais problemas da adolescência na nossa cultura é que esta representa uma ruptura, ou seja, ela é a marca de um desenvolvimento descontínuo. Em um dado momento da vida o jovem passa por uma fase em que praticamente “não é”. Assim, ele não é tão novo para ter atitudes de criança, nem tão velho para ter atitudes de adulto. Portanto a adolescência é, sobretudo, um momento de angústias, pois o jovem não sabe ao certo qual o seu papel (lugar) social. Além disso, não podemos esquecer que é na adolescência que ocorre a morte da criança para o nascimento do adulto, ou seja, é ela uma fase específica de transição, de passagem, onde aparece uma oportunidade de crescimento, mediante a elaboração de um luto.(2)
A escolha de uma carreira e um trabalho pode ser auxiliada se um jovem conseguir assumir a situação que enfrenta e, ao compreendê-la, chegar a uma decisão pessoal responsável.
- JUSTIFICATIVA
O adolescente tem como um de seus problemas centrais a busca de sua identidade, na qual se inclui a identidade ocupacional. Essa busca, que deveria acompanhar o processo de transição e de desenvolvimento, torna-se mais conflituada em razão de problemas atuais e objetivos.
O grande número de profissões existentes, as dificuldades do mercado de trabalho, a pressão e a expectativa familiares, as exigências do grupo de iguais coloca uma pedra no caminho de quem deve escolher.
Portanto, faz-se necessário um trabalho de Orientação Vocacional abrangente, isto é, que leve em consideração a subjetividade do indivíduo que participa do processo de decisão profissional, suas potencialidades e fraquezas, suas motivações e, sobretudo, a formação e consolidação de sua identidade.
Mais do que preparar o adolescente para uma carreira condizente com suas habilidades, o foco do trabalho de orientação deve ser o fortalecimento da capacidade decisória, contribuindo para a formação de cidadãos mais assertivos e seguros de suas escolhas, sejam elas no campo profissional ou não.
- OBJETIVO GERAL
Favorecer o processo de autoconhecimento, assunção da identidade pessoal e profissional, auxiliando o adolescente no processo de tomada de decisão.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
Contribuir para a formação da identidade pessoal e profissional do adolescente, favorecendo o processo do autoconhecimento, da assertividade e da tomada de decisão.
Trabalhar de maneira dinâmica os aspectos relacionados à vida em sociedade, tais como os objetivos profissionais, reconhecimento de potencialidades e fraquezas, auto-estima, assunção e consolidação da identidade, relações sociais e familiares.
- PROCEDIMENTOS E MÉTODOS
- Sujeito
Adolescentes regularmente matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, na faixa etária dos 16 aos 23 anos.
- Materiais e Instrumentos
Serão utilizados testes vocacionais, dinâmicas grupais, textos reflexivos, lápis, caneta, papel, objetos de encenação psicodramática, tais como tecidos, bexigas e outros. Também serão proferidas palestras com temas relativos ao processo de escolha, formação da identidade, relações sociais e trabalho em equipe.
- Procedimentos
O projeto será desenvolvido na Escola Estadual Emílio da Silveira, situada no município de Alfenas/MG. Serão realizados encontros semanais com os adolescentes, durante o turno das aulas, com horário e local ainda a serem determinados.
...