A Guarda Municipal
Por: giovanioliver • 28/11/2016 • Seminário • 708 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
VÍTIMAS CYBERNETICAS, VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA INTIMIDADE
Giovani Felipe da Cruz Oliveira
Acadêmico do Curso de Direito do Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá - PR. oliver_giovanii@outlook.com
Lucas Ramos Rosa Valério
Acadêmico do Curso de Direito do Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá - PR. lucasramosrvalerio@hotmail.com
Murillo Oliveira Pereira
Acadêmico do Curso de Direito do Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá - PR. m_u_r_i_l_l_o_@hotmail.com
RESUMO: Podemos dizer de forma concisa, que o objetivo principal desta pesquisa é procurar compreender motivos, os quais levam pessoas conviventes de uma mesma sociedade a praticar atos de "violência" contra indivíduos pertencentes a ela; violência esta que não é caracterizada como "violência física" e sim "violência virtual", no qual o agressa se utiliza a rede de computadores, popularmente conhecida como internet, para a pratica e concretização de crimes virtuais, como por exemplo a "descriminação" de pessoas nos meios de comunicação virtual, crime este que ficou conhecido no âmbito mundial e criminal como cyberbullying.
PALAVRAS-CHAVE: Internet, Privacidade e Violência.
1 INTRODUÇÃO
O cyberbullying ou "assédio virtual" é a pratica que envolve o uso de tecnologia de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostes, praticado por um individuo ou grupo com intenção de prejudicar o outro, agredindo psicologicamente, causando-lhe dor e angustia, sendo explicito uma relação desigual de poder.
Podemos citar como exemplo de cyberbullying, fóruns de debate com recados maldosos, colocação de apelidos em redes sociais, xingamentos, perfis falsos em sites da web e mensagens de email cruéis.
A pratica do bullying existe desde sempre, mas a pratica do cyberbullying é diferente, pois ela permite que o agressor permaneça de modo "anônimo". Como o "anonimato" o agressor pode ameaçar as pessoas com um risco menor de ser identificado.
A internet faz com que a pratica do bullying se torne mais conveniente, uma vez que a redação da vitima permanece escondida.
O objetivo principal a ser abordado neste estudo, é a conscientização sobre as consequências que são desencadeadas, a partir da pratica do cyberbullying, onde por sua vez crianças e adolescentes sofrem diariamente a violência virtual e física, as quais podem trazer como consequência, traumas psicológicos, isolamento social, desenvolvimento de problemas relacionados a depressão (podendo até mesmo levar a vitima ao suicídio).
2 METODOLOGIA
Utilizamos para o desenvolvimento da pesquisa sites e artigos de âmbito cientifico, os quais apresentam relatos e estudos sobre o cyberbullying; destacando por sua vez artigos que apresentam características inerentes de
...