A INTOLERÂNCIA A TRANSEXUAIS
Por: ellywengrzynek • 26/8/2019 • Artigo • 3.933 Palavras (16 Páginas) • 186 Visualizações
A INTOLERÂNCIA A TRANSEXUAIS[1]
Eliane Amorim da Silva[2]
Resumo
Este artigo analisa a questão da intolerância exercida pelos brasileiros pela classe de transexuais existentes no país. É possível ressaltar que a existencia desta classe gera inúmeras sugestões e analises do tema perante a sociedade, onde existem indivíduos pós e contra este tipo de cultura infelizmente. Decorrente dos direitos de todo e qualquer brasileiro a escolha pela opção sexual é um direito individual, requerendo assim as escolhas e opções de cada um como livre arbito. Em 1990 a Organização Mundial da Saúde retira a homosexualidade da lista de doenças internacionais, fato este que registra a nível mundial que a escolha sexual de cada indivíduo do seu mesmo sexo ou diferente não é de forma alguma considerada uma doença. Diante disto o presente artigo trás em seu objetivo analisar os motivos e situações que levam o cidadão brasileiro a intolerar pessoas transexuais, bem como analisar qual o papel e opções que o estado pode apresentar a esta classe brasileira, decorrente do papel da educação, e identificar quais os índices carcerários brasileiros que correspondem a classe de transexuais no país. É possível concluir-se que infelizmente existe no Brasil grandes indices da sociedade intolerante a este gênero transsexual, o papel o estado está diretamente ligado ao fornecimento de uma educação básica e concientizações da necessidade dos indivíduos frequentarem a escola, minimizando assim o indice de evasão escolar dos transexuais, além do fornecimento de uma educação básica digna para alcançe ao seu profissionalismo e mercado de trabalho. O Sistema carcerário brasileira apresenta inumeros gargalos inclusive alguns desrespeito aos direitos dos transexuais, proporcionando a eles sofrimento em desrespeito aos direitos humanos.
Palavras Chave: Preconceito. Discriminações. Diretos Humanos.
Abstract
This article analyzes the question of the intolerance exercised by Brazilians by the class of transsexuals in the country. It is possible to emphasize that the existence of this class generates innumerable suggestions and analyzes of the subject before the society, where there are individuals post and against this type of culture unfortunately. Due to the rights of all Brazilians, the choice of sexual choice is an individual right, thus requiring the choices and options of each as a free choice. In 1990 the World Health Organization removed homosexuality from the list of international diseases, a fact that records worldwide that the sexual choice of each individual of the same or different sex is by no means considered a disease. In view of this, this article aims to analyze the motives and situations that lead the Brazilian citizen to intolerable transsexual people, as well as to analyze the role and options that the state can present to this Brazilian class, due to the role of education, and to identify which are the Brazilian prisoners that correspond to the transsexual class in the country. It is possible to conclude that, unfortunately, there exists in Brazil large indices of society intolerant to this transsexual gender, the role of the state is directly related to the provision of a basic education and awareness of the need of individuals to attend school, thus minimizing the school dropout rate of transsexuals, in addition to providing a decent basic education to reach their professionalism and the labor market. The Brazilian prison system presents innumerable bottlenecks, including some disrespect for the rights of transsexuals, providing them with suffering in disrespect for human rights.
Keywords: Prejudice. Discrimination. Human Rights.
Introdução
Atualmente o pas brasileiro passa por inúmeros avanços resultantes da globalização mundial, ou seja, tais avanços proporcionam o desenvolvimento de pessoas cada vez de forma maior, com o desenvolvimento deste ocorre também a necessidade de maiores programas de respeito ao próximo, visto que decorrente das tecnologias e a facilidade ao acesso de indivíduos o respeito ao próximo que muitas vezes pode ser de classe ou gênero diferente pode ficar comprometido e minimizado.
O número de transexuais cresce no Brasil, cerca de 10% da população brasileira é considerada transexual ou garantem a ideologia de gêneros. Proveniente desta informação cresce também a necessidade do pais apresentar proteção ao direito humano dessa classe social, visto que são considerados uma parcela da sociedade excluída de forma mais grave, onde além do sofrimento por preconceitos, os mesmos também sofrem exclusões, discriminações e são impedidos decorrente do excesso de ofensas de garantirem uma vida digna e normal a si mesmo, como o acesso a escolas, universidades e mercado de trabalho.
Desde o ano de 1990 o Organização Mundial Saúde (OMS) retira a homossexualidade da lista de doenças internacional, decorrente do processo não ser considerada uma doença, a qual necessita grandemente de um maior espaço no respeito pelo brasileiro que infelizmente venha a garantir intolerância a esta classe no pais.
Diante disto o presente trabalho trás em seu objetivo identificar os motivos que levam a população brasileira a mostrar-se intolerante a indivíduos transexuais brasileiros, dentro do mesmo limite de sociedade. Identificar o que está ao papel e alcance do estado para driblar o quadro da educação prejudicada de jovens transexuais, a fim de fornece-los educação e a minimização de preconceitos por parte dos estudantes. Identificar a situação carcerária de detentos transexuais, e quais são suas reais necessidades para a não participação neste ranking.
O artigo proposto foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica sistemática, onde buscou analisar os itens propostos através da busca por autores que se mostraram pertinentes ao tema. O período compreendido para o desenvolvimento do mesmo foi dentro dos meses de maio a junho do ano de 2019.
- Discussão: Por que no pais brasileiro a maioria da população são intolerantes a transexuais?
Dentro do aspecto do que se diz respeito a intolerância é possível identificarmos o conceito do que se trata a palavra tolerância e quais identificações e rubores a mesma pode trazer em diferentes aspectos de analises. Segundo (Bobbio, xxxx) o conceito de tolerância pode ser diferenciado de acordo com o uso da palavra em que o individuo a utiliza, desta forma ao analisar a palavra em si e oque predomina-se da mesma proveniente de seu passado, é possível identificar que o seu significado é entendido como certos problemas em crenças, culturas, e algum tipo de escolha que os indivíduos façam por si próprio. Diante disto com o passar dos anos, o conceito de tolerância ganha novas interpretações e generalizações como o modo de relacionamento e de opiniões sobre a convivência da população em cenários diferentes, ou seja, culturas, étnicas, raças, entre outros aspectos que para alguns indivíduos são enxergados como diferentes, dentro desta situação é possível citar a classe dos loucos, homossexuais, deficientes, entre outros.
...