A Introdução crítica ao direito
Por: lalesk7 • 9/5/2018 • Abstract • 281 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
INTRODUÇÃO CRÍTICA AO DIREITO 1
Wanessa Castilho Aires 2
RESUMO
O texto discorre sobre uma visão crítica do que vem a ser o direito e sobre o significado do ato de criticar. Menciona que apesar do sentido geral da palavra, não é, no entanto, sinônimo de por em causa. Isso é garantido pelo liberalismo universitário, onde as críticas são possíveis, assim como, a liberdade de pensamento. Deixa claro que uma análise crítica não é uma visão com críticas no sentido de buscar falhas na teoria. Mas sim, uma ferramenta para explicar algo dialético, pode-se dizer então, que se trata de uma teoria lógica de uma teoria científica. É um estudo/classificação do conhecimento do funcionamento das diversas noções jurídicas e dos mecanismos do direito. Dessa forma, permiti-nos descobrir os diferentes aspectos ocultos de uma sociedade dialética. Por o direito ser uma ciência, pode-se afirmar que é um conjunto de técnicas para reduzir os antagonismos sociais, para permitir uma vida agradável perante homens. Então, com os conceitos apresentados no texto, é possível analisar de maneira crítica as diferentes teorias que se apresentam como tantas outras explicações do direito, bem como, contribuir para a fundação de uma verdadeira ciência do direito quando não de uma ciência pura.
Palavras-chave: visão crítica, crítica ao direito, ciência do direito.
__________________
1 Resumo apresentado como requisito para obtenção de avaliação parcial da disciplina Introdução à Ciência do Direito, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Otavio Pereira referente ao texto, MIAILLE, Michel. In. Introdução crítica ao direito. 2. Ed. Trad. Ana Prata. Lisboa: Estampa, 1989, p. 15-30.
2 Discente do curso de Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, sob matrícula 201706140064.
...