A PSICOLOGIA JURÍDICA
Por: barbieuneb • 28/10/2017 • Trabalho acadêmico • 807 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
ATIVIDADE DE PSICOLOGIA JURÍDICA
Questão 1: Punição não modifica comportamento, o que modifica o comportamento é o reforço negativo.
O termo inglês behavior significa “comportamento”; o Behaviorismo, termo consagrado pelo americano Watson, bem como, o Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento são usados para denominar essa tendência teórica.
Watson, considera o comportamento como objeto da Psicologia que deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o sentido desse termo. Atualmente, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). (BOCK, p. 58). Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito.
No que diz respeito a análise do comportamento, vale destacar o estímulo reforçador, chamado reforço que pode ser positivo ou negativo. Vale ênfase na questão o reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Chama-se de reforçamento negativo ao processo de fortalecimento da classe de respostas, isto é, a remoção de um estímulo aversivo controla a emissão da resposta. É condicionamento por se tratar de aprendizagem, e também reforçamento, porque um comportamento é apresentado e aumentado em sua frequência ao alcançar o efeito desejado.
A punição é outro procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. Punir ações leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação. Esse princípio pode ser aplicado no cotidiano e em todos os espaços em que se trabalhe para instalar comportamentos desejados. Estudos revelam que apesar das punições serem aplicadas a determinadas infrações como as de trânsito, tais punições não os têm motivado a adotar um comportamento considerado adequado para o trânsito. Em vez de adotarem novos comportamentos, tornaram-se especialistas na esquiva e na fuga.
Conclui-se com base no exposto, a confirmação da assertiva.
Questão 2: O que é subjetividade?
O termo psicologia pode ser considerado subjetivo, pois apresenta vários sentidos de acordo como é utilizado. A psicologia utilizada no cotidiano é denominada de psicologia do senso comum. O senso comum é o conhecimento acumulado no cotidiano, integrando o conhecimento humano. Não obstante o reconhecimento da psicologia do senso comum, foi necessário defini-la com a psicologia científica, para que fosse demarcado o campo de atuação sem confundi-las.
A ciência utiliza uma linguagem mais precisa e rigorosa para expressar um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo). O conhecimento espontâneo do senso comum é superado pelo objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade da ciência.
Há, entretanto, um questionamento acerca do objeto específico de estudo da Psicologia. A diversidade de objetos da Psicologia é explicada pelo fato deste campo de conhecimento ter-se constituído como área de conhecimento científico muito recentemente. Dessa forma, a Psicologia na atualidade é caracterizada por uma diversidade de objetos de estudo. Por outro lado, essa diversidade de objetos justifica-se porque os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação.
...