A Psicologia Jurídica Ênfase do Direito
Por: Beatriz Lucas • 30/3/2022 • Resenha • 365 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
A Psicologia Jurídica ênfase do direito
Na psicologia jurídica á um campo que se dedica a interação entre psicologia e o direito. A função da psicologia é o desenvolvimento do indivíduo acerca da mente e sua relação com o universo ao seu redor.
A psicologia jurídica busca explicar o indivíduo e como seu comportamento está relacionado a situações externas, sendo esses o gatilho que agrega o auxílio as questões da saúde mental e de todos os envolvidos em um processo, acerca das vítimas até os suspeitos. Sendo um campo de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações na cidadania, violência e direitos humanos.
A Psicologia Forense é utilizada para designar a psicologia jurídica, sendo na avaliação clínica e assistência na justiça criminal, embora é menos utilizado no Brasil.
Atuação dentro da psicologia jurídica é psicologia Criminal, que está relacionada mais ao Direito Penal. Esse tipo de psicologia é chamado para atuar em processos criminais de diversas formas, como em avalições de suspeito, compreensão das motivações do crime e detecção de comportamentos perigosos.
O que de fato é estudado na psicologia jurídica, assim como toda a psicologia, são os comportamentos o que ocorrem ou que possam vir a ocorrer, porém não é todo tipo de comportamento. Só atua apenas nos casos onde se faz necessária relação entre o Direito e a Psicologia, como no caso de adoções, violência doméstica, entre outros.
A importância da psicologia na esfera da justiça é de suma importância, contribuindo para efetivação e na busca de possibilidades para o bem-estar e na recuperação do indivíduo. Tendo em vista que essa questão social, reflete na sociedade, na qual, todos, de alguma maneira fazemos parte.
Por fim, a psicologia jurídica atinge quase todos os setores. Entretanto, ainda temos uma concentração de psicólogos jurídicos atuando nos setores tradicionais, como na psicologia penitenciaria, na psicologia jurídica e as questões da infância e juventude. Saber a importância da psicologia nesses setores é muito importante, por mais que de um lado não é tanto relacionada, ou por mais que esteja interligada, cabe sociedade como todo abranger mais esse assunto e ainda mais relacionar a área do direito como todo está cada vez mais relacionada a psicologia jurídica de fato.
...