TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE AS IDEIAS DE LOCKE E O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XX E ALGUMAS DE SUAS CONSEQUÊNCIAS

Por:   •  18/11/2018  •  Dissertação  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  2.869 Visualizações

Página 1 de 2

A RELAÇÃO ENTRE AS IDEIAS DE LOCKE E O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XX E ALGUMAS DE SUAS CONSEQUÊNCIAS:

Os direitos fundamentais estão previstos em nossa Constituição Federal que prevê no art. 5º e seus incisos sobre o Estado tutelar sobre os direitos básicos individuais, sociais e jurídico-político, onde tais fundamentos são baseados nos princípios de direitos humanos como a garantia da liberdade, a vida, a igualdade, a educação a segurança dentre outros. Para o histórico de tal conquista, temos a figura de um dos principais estudiosos sobre o contrato social e fundador do empirismo.

Segundo o pai do liberalismo clássico, John Locke, o homem deve ter o direito de possuir bens por meio de seu trabalho. Uma forma de “acesso” para assegurar os direitos naturais vigentes da época e futura pela concepção iluminista Lockeana. Acreditava que a valorização do indivíduo em sua liberdade privada era o “ponto jurídico cruz” para a evolução coletiva de uma sociedade.

Locke defendeu o liberalismo econômico, sem a intervenção do Estado, deixando o mercado ser controlado por ele próprio. Influenciou os iluministas franceses, dando ideias e norteando a Revolução Francesa.

Após a Revolução Francesa, os princípios filosóficos de alguns iluministas como Montesquieu e John Locke prevaleceram. A queda absolutista criou uma evolução social e uma revolução para mercado. Fortalecido pelo capitalismo, por um lapso de tempo, a Inglaterra esteve no domínio comercial globalizado; outro ponto foi o início e a estrutura de uma parcela social rica conhecida como “burguesa” e as respectivas colônias que colaboraram não somente para a classe burguesa e proletarizada da época como também para o futuro economia globalizada. Por consequência da corrente, tivermos o capitalismo industrial decorrente da Revolução Industrial e avanço ao mercado.

A logicidade social de J. Locke continua regendo a sociedade até o momento. O capitalismo permanece predominante no mundo globalizado voltado para a troca pelas maiores economias do mundo que são capitalistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com