AS IDEIAS DE LOCKE E O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XX E ALGUMAS DE SUAS CONSEQUÊNCIAS
Por: LexOliver • 26/11/2022 • Resenha • 326 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
AS IDEIAS DE LOCKE E O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XX E ALGUMAS DE SUAS CONSEQUÊNCIAS[1]
No século XVII, a Europa sofria a influência de grandes inovações trazidas pelo iluminismo, que se posicionava de forma oposta ao governo da época, o absolutismo monárquico.
Neste mesmo período, em contraposição ao poder, que era concentrado na pessoa do rei, surge o Liberalismo, doutrina baseada nas ideias de Jhon Locke. Em consequência aos pensamentos inovadores de Locke, tem-se a criação da economia de mercado, a revolução industrial e a declaração dos direitos dos Estados Unidos. Considerado o pai do iluminismo, o dono de ideais que fundaram o Liberalismo e um dos principais representantes do empirismo britânico, o filósofo inglês Jhon Locke, defendia ideias como o liberalismo econômico, pregando a não interferência do Estado na economia. A base dos pensamentos de Locke estava fixada em três pilares, no direito à vida, à liberdade e à propriedade – considerados direitos naturais.
Para Locke, estes direitos só seriam alcançados por um governo absolutamente capaz de assegurar o bem comum – fim do poder estatal – e não de forma individualizada. Observada a novidade dos ideais traduzidos dos pensamentos de Locke, nota-se que estes se mostraram extremamente eficazes à época, colaborando, de forma significativa, com o fim do regime monárquico.
As teorias de Locke compuseram o conceito central da propriedade privada. Que com a globalização, ganha impulso, perdurando até os dias atuais, assim como as principais ideias de Locke. Por conta disto, fortaleceu-se de maneira importante, naquele país, o capitalismo, fato que permitiu o rápido crescimento econômico, mas, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de diferenças econômicas e culturais de caráter único.
Como consequências diretas destacam-se, assim, a rápida ampliação do mercado inglês, o domínio comercial da Inglaterra sobre uma boa parte do globo e a criação de uma sociedade burguesa – espelhada em suas colônias – dividida entre burgueses e o proletariado, criando as bases para os tempos modernos.
[1] Referências: https://jus.com.br/artigos/67821/locke-e-o-pensamento-liberal
...