A Ressocialização do reeducando e suas expectativas ao retornar à sociedade
Por: Suzy999 • 23/11/2017 • Trabalho acadêmico • 403 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
A ressocialização do reeducando e suas expectativas ao retornar à sociedade
O interno recebe o nome de reeducando, pois esse é o objetivo para que volte ao convívio na sociedade melhor do que entrou. A intenção de devolver os reeducandos ao convívio social é um dos objetivos dos estabelecimentos prisionais.
Infelizmente, o que se observa nos grandes presídios é um tempo muito longo de ociosidade e a existência de muito preconceito ao ex-presidiário, não tendo oportunidades para mudar, continuando a ser segregado pela sociedade que não lhe dá oportunidade de emprego voltando assim, à vida de delitos.
Portanto, é importante a participação da família durante o processo de encarceramento, dando apoio, fazendo visitação e ajudando para uma saída menos traumática possível, pois esta representa o alicerce de todo indivíduo ali dentro do presídio, uma ligação com o mundo externo, um vínculo que tem que ser preservado, devido a momentos de fragilidade emocional que pode se encontrar o reeducando, porque os presos que não tem apoio de familiares possuem mais dificuldades na sua reinserção.
Atualmente, as penas privativas de liberdade tem a finalidade de ressocializar o indivíduo, devolvendo à sociedade de forma que este possa contribuir de maneira produtiva através do trabalho. Isto vem sendo criticado, pois as penas de prisão, não aplacam os anseios da sociedade que espera que esse sujeito que foi segregado retorne melhor do que entrou para que só então possa novamente reintegrá-lo a vida social.
O trabalho que os profissionais da Psicologia podem fazer, é buscar ações que fortaleçam os reeducandos para que retornem ao convívio social de forma mais saudável.
A lei de execução penal, em seu artigo 126 prevê como estímulo para o trabalho do reeducando a remissão, que consiste no direito do condenado reduzir parte de sua pena pelo trabalho realizado, sendo a remissão de um dia a cada três dias trabalhados, servindo assim, de estímulo para que o condenado possa abreviar sua pena antecipando assim a progressão de regime.
Então, a ideia do trabalho como forma de recuperação e ressocialização do educando tem conquistado simpatizantes em todas as categorias profissionais ligadas a essa área, pois tem sido considerada como uma alternativa efetiva e viável para reinserção do condenado a sociedade.
...