A Revisão Criminal
Por: Iara Andrade • 25/11/2019 • Trabalho acadêmico • 650 Palavras (3 Páginas) • 131 Visualizações
Aluna: Iara Ribeiro de Andrade
- Tema
Crimes de colarinho branco: Uma análise da seletividade do sistema penal frente de um não inimigo
(ou “ O Direito Penal do inimigo e a seletividade do sistema penal frente aos crimes de colarinho branco”)
- Problema
De que maneira o sistema penal atua como forma de controle social através da elaboração de leis penais e em sua aplicação, utilizando o paradigma da reação social em decorrência da seleção de criminosos. Haveria portanto, uma distinção na estigmatização dos delitos considerados comuns para os delitos econômicos- tributários?
- Hipótese
O labelling aproach desmascara o princípio da igualdade uma vez que a criminalidade como status atribuído a alguns sujeitos, pelo poder de outros sujeitos sobre a criação e aplicação da lei penal, através de mecanismos seletivos estruturados sobre a estratificação social e ao antagonismos de classes. Referida teoria ganhou ainda mais espaço justamente pelos estudos da criminalidade de colarinho branco, bem como quanto às cifras negras, que constataram, além de outras especificidades, a seletividade do sistema penal, fornecendo subsídios necessários para uma nova construção teórica, abrindo campo para a então criminologia crítica, a qual procura transformar-se de uma teoria da criminalidade em uma teoria crítica e sociológica do sistema penal. (BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal. Introdução à sociologia do Direito Penal. 2 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999. p. 86)
- Objetivo Geral
Analisar a Teoria do Etiquetamento social, também conhecida como Labeling Approach Theory, sob o enfoque dos crimes de colarinho branco, e a seletividade entre o sujeito ativo deste tipo de crime e o tratamento que lhe é dado pelo Sistema Penal, em contraposição àquele conferido aos demais autores dos delitos que são estigmatizados como inimigos da sociedade.
- Objetivos Específicos
1º objetivo específico: Analisar há tipificação de condutas dirigidas a pessoas marginalizadas em contraposição aos criminosos detentores de poder econômico.
2º objetivo específico: Investigar em que medida e se há realmente uma
Seletividade social inserida por trás das normas penais incriminadoras por ocasião
do seu processo legislativo e, por conseguinte, seus reflexos no meio da sociedade.
- Justificativa
O presente projeto trás como justificativa o novo paradigma referente aos estudos quanto a mudança de paradigma na criminologia através de teorias como a Teoria da Reação Social, do "etiquetamento" ou da "rotulação" em que o Direito Penal atua de forma seletiva e desigual nos crimes intitulados como convencionais.Busca ainda demonstrar através dos processos de criminalização primária, secundária e terciária apontar, a desigualdade no tratamento jurídico quanto aos atingidos no Direito Penal brasileiro através da seletividade deste, demonstrado com base no Princípio constitucional da igualdade em confronto com a isonomia uma desigualdade de tratamento quanto aos atingidos ( escolhidos) pelo sistema.
...