A TEORIA ZETÉTICA E DOGMÁTICA
Por: Graziele Oliveira • 10/2/2023 • Relatório de pesquisa • 466 Palavras (2 Páginas) • 114 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PIO DÉCIMO DE CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO (FAPIDE)
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
GRAZIELE FERREIRA DE OLIVEIRA
TEORIAS ZETÉTICA E DOGMÁTICA E SUAS CARACTERÍSTICAS
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO-SE
2022
GRAZIELE FERREIRA DE OLIVEIRA
TEORIAS ZETÉTICA E DOGMÁTICA E SUAS CARACTERÍSTICAS
Trabalho apresentado à disciplina Introdução ao Estudo do Direito, ministrada pelo Profº Erhard Lima de Aragão.
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO
2022
TEORIAS ZETÉTICA E DOGMÁTICA E SUAS CARACTERÍSTICAS
Zetética e Dogmática são duas abordagens teóricas diferentes usadas na pesquisa jurídica. Um enfatiza o aspecto questionador do problema, mantendo suas premissas inquestionáveis; o outro aborda o aspecto responsivo, estabelecendo um ponto de partida e buscando um curso de ação. No nível geral da investigação científica, e especialmente no campo do direito, a zetética e a dogmática se complementam, uma criticando e desconstruindo o conhecimento estabelecido e a outra buscando aprimorá-lo para uso prático.
Zetética deriva de zetein, que significa perquirir, questionar, a zetética tem como perspectiva desintegrar e dissolver as opiniões, pondo-as em dúvida, exercendo função especulativa explicita e infinita. O refletir zetético liga-se as opiniões pela investigação e seu pressuposto principal é a duvida. O método zetético é analítico, sendo assim, para resolver algum problema ou investigar a razão das coisas, questiona as premissas de argumentação, ou seja, é cético.
Dogmática advém de dokein, que significa ensinar, doutrinar, a dogmática releva o ato de opinar e ressalva algumas das opiniões e seu desenvolvimento, o pensamento dogmático é uma forma de enfoque teórico no qual as premissas de sua argumentação são inquestionáveis, como por exemplo, ocorre com a religião por ser a fé inquestionável. A dogmática em contraposição a zetética (que possui caráter amplo),é mais fechada, presa a conceitos fixos e adapta os problemas as premissas.
QUADRO COMPARATIVO DAS TEÓRIAS
[pic 2]
Fonte: Blog Como sobreviver ao estudo do direito
Em conclusão, podemos dizer que a zetética começa com a evidência e a dogmática começa com o dogma. Os problemas zetéticos têm uma função especulativa bem definida e são infinitos. As questões dogmáticas têm uma função orientadora, clara e são limitadas.
Ambos os campos são necessários para uma análise intensiva do direito, trabalham juntos e são indispensáveis. A filosofia jurídica ou a introdução ao estudo do direito por exemplo, são da alçada dos zetéticos porque utiliza questões que vão além de meras explicações, descrições ou doutrinas. Disciplinas como direito penal, direito civil, constituição etc. são exemplos de disciplinas que tratam de ensinamentos jurídicos, dogmáticas, pois se concentram na interpretação de leis e textos legais. Em suma, os zetéticos fazem perguntas, enquanto o dogmatismo busca soluções.
...